Obrigado!
Obrigado por terem visto o Contas-poupança ontem no Jornal da Noite na SIC. Foi o programa mais visto na televisão portuguesa nos minutos em que foi emitido. Isso revela que continuam a achar importante conhecerem os vossos direitos enquanto cidadãos.
Confesso que me surpreendeu o interesse na reportagem (logo quando a anunciei uns dias antes) porque estando a falar exclusivamente para pessoas com incapacidade igual ou superior a 60% com Certificado de Incapacidade Multiuso, pensei: “Isto só vai interessar a meia dúzia de pessoas…”.
Mesmo assim decidimos aqui na SIC avançar com o tema pela relevância que estas informações podem ter na vida dessas pessoas. Às vezes é tão importante ter muito impacto (positivo) na vida de poucas pessoas, como algum impacto (embora menor) numa quantidade grande de pessoas. Enfim, é o nosso critério ao longo destes últimos 9 anos com o Contas-poupança: Ter impacto na vida das pessoas.
Resposta esmagadora
A lei é bonita, mas na realidade não funciona
Esta sexta-feira, programa em direto sobre este direito. Participe.
Amanhã, sexta-feira na SIC Notícias, entre as 15h00 e as 16h00 vamos ter em estúdio em direto um representante do Instituto Nacional para a Reabilitação a quem podem colocar as vossas perguntas específicas. Ligue em direto ou grave uma pergunta em vídeo por Whatsapp. Queremos continuar a contribuir para o esclarecimento dos direitos dos cidadãos (ainda por cima dos que mais precisam de ajuda).
Mande a sua pergunta por WhatsApp
Informe-se. Investigue. Pergunte nas instituições
Informem-se bem. Leiam o guia que publiquei no blogue. Façam o que lá está. E sempre que o vosso processo demorar, RECLAMEM por escrito no livro de reclamações. Mandem e-mails, queixem-se na comunicação social, mandem cartas para os ministérios. Falem “alto” mas com educação e respeito. Não me inundem com perguntas, por favor. Sou só um, OK?
Se só se queixarem aqui no blogue ou no facebook, eu tenho muito prazer em vos ouvir e ler, mas não decido nada. Não é comigo que têm de reclamar. É nos locais próprios. Os portugueses têm de aprender a reclamar com eficácia. E sempre por escrito. Não da boca para fora. Na internet somos todos muito corajosos, não é? Temos de mudar essa atitude.
Para a semana, vou continuar com este tema. Vou falar agora dos apoios financeiros que os portugueses com incapacidade podem ter e em que condições. É que os equipamentos fazem falta, mas o dinheiro também. Conto convosco mais uma vez. Pode ser que descubram um subsídio ou prestação que possam pedir e que não conheciam.