Apoios sociais

RESTAURANTES: As regras da DGS que deve seguir quando for comer fora

A partir de agora comer fora vai ser assim Acabam de ser conhecidas as regras da DGS para a reabertura e funcionamento “normal” dos restaurantes e cafés a partir de 18 de Maio. Tem o PDF no fim deste artigo com todos os detalhes, com esquemas de posicionamento das mesas e tudo. As regras Este […]

A partir de agora comer fora vai ser assim

Acabam de ser conhecidas as regras da DGS para a reabertura e funcionamento “normal” dos restaurantes e cafés a partir de 18 de Maio. Tem o PDF no fim deste artigo com todos os detalhes, com esquemas de posicionamento das mesas e tudo.

As regras

Este é apenas um breve resumo das alterações principais. Há mais no documento no final:

  • Os restaurantes e os cafés quando reabrirem este mês devem privilegiar o uso das esplanadas e o serviço ‘take away’ e devem incentivar o agendamento prévio.
  • O distanciamento físico recomendado de 2 metros entre as pessoas, privilegiando a utilização de áreas exteriores, como as esplanadas (sempre que possível) e o serviço take-away.
  • Os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior.
  • As empresas devem impedir que os clientes modifiquem a orientação das mesas e das cadeiras, permitindo que os colaboradores o façam, mas sempre garantindo a distância necessária.
  • Deve ser promovido e incentivado a marcação e reserva de lugares.
  • Estão desaconselhados os lugares de pé, tal como as operações do tipo ‘self-service’, como ‘buffets’.
  • Os proprietários devem desinfetar, pelo menos 6 vezes por dia, todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos). O mesmo deve ser feito com “os equipamentos críticos (tais como terminais de pagamento automático e ementas individuais”, após cada utilização.
  • Higienização das mãos com solução à base de álcool ou com água e sabão à entrada e à saída do estabelecimento por parte dos clientes.
  • Os clientes devem também considerar a utilização de máscara, exceto durante o período de refeição, evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico.
  • Os colaboradores dos estabelecimentos de restauração e bebidas, devem usar máscara durante o período de trabalho com múltiplas pessoas.

A DGS lembra que “os estabelecimentos de restauração e bebidas, pelas suas características, podem ser locais de transmissão da infeção por SARS-CoV-2, quer por contacto direto e/ou indireto”. Por isso, defende, as medidas adicionais “devem ser tomadas para assegurar a minimização da transmissão da doença nestes contextos”.

Descarregue AQUI o PDF com a regras da DGS para a reabertura dos restaurantes

Está a pensar regressar assim que possível aos restaurantes? Estas regras são suficientes para se sentir seguro? Comente aqui no blogue ou no Facebook. Gostava de ouvir a sua opinião.

Últimas