Afinal você ganha muito ou ganha pouco?
É uma pergunta que parece talvez um pouco disparatada porque (acho eu) quem tem salários baixos obviamente tem a certeza de que ganha pouco e quem ganha “muito” nunca o irá admitir e defenderá que mesmo assim não chega e que está a ser mal pago para o que faz.
Este episódio do podcast é assumidamente polémico e sei que poderá gerar até alguns mal-entendidos entre alguns de nós, mas achei importante esclarecer alguns pontos relacionados com este tema sobretudo a pensar em futuros artigos que escreverei. A minha intenção não é arrastar polémicas inúteis, mas sim contribuir para que todos nos compreendamos uns aos outros. Quem ganha “pouco” e quem ganha “muito”. É que às vezes as coisas não são o que parecem e um salário baixo não é necessariamente um peso que tem de carregar toda a vida.
Vem isto a propósito de dezenas de mensagens que me mandam com alguma regularidade a criticar o facto de dar quase sempre como exemplo de um salário “normal” um salário de 1.000 €.
1.000 euros é um salário “normal”?
Tendemos a considerar como salário normal o nosso salário e o das pessoas que nos rodeiam. Ora, isso pode distorcer completamente a nossa visão da realidade e até pode ser um travão para tentarmos melhorar a nossa situação individual.
Falo sobre isso no episódio desta semana do podcast “Pedro Andersson – Contas-poupança”. Clique nas fotos abaixo para ouvir.
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. Para ouvir, basta clicar nos links mais abaixo. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo.
Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Comente e dê a sua opinião.
Os “portugueses” ganham só o salário mínimo?
Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes.
Comente, sobretudo se não concordar. Para mim é importante perceber outros pontos de vista.
Boa viagem e boas poupanças!
Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.