Apoios sociais

Idade da reforma aumenta para 66 anos e 7 meses em 2025

Dados da esperança média de vida confirmam subida da idade da reforma para 66 anos e 7 meses É uma má notícia que surge por causa de uma boa notícia. Como a esperança de vida aumentou e vamos provavelmente viver mais, a idade da reforma vai ter de subir outra vez. Prepare-se porque isto vai […]

Dados da esperança média de vida confirmam subida da idade da reforma para 66 anos e 7 meses

É uma má notícia que surge por causa de uma boa notícia. Como a esperança de vida aumentou e vamos provavelmente viver mais, a idade da reforma vai ter de subir outra vez. Prepare-se porque isto vai acontecer várias vezes nos próximos anos.
A idade da reforma vai subir para os 66 anos e sete meses em 2025, segundo indicam os dados da esperança média de vida publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“No triénio 2021-2023, a esperança de vida à nascença foi estimada em 81,17 anos”, refere o INE, precisando que a esperança média de vida naquele triénio foi estimada em 19,75 anos para o total da população.
Dito de outra maneira, vamos reformar-nos cada vez mais tarde e vamos viver cada vez mais tempo depois da reforma. Acaba por ser a tempestade perfeita para a qual vos tenho alertado ao longo dos anos. Temos de preparar a nossa reforma com uma poupança considerável se quisermos terminar a nossa vida com alguma dignidade. Sei que depende dos nossos rendimentos, mas também depende muito das escolhas que fazemos com o nosso dinheiro no dia a dia. Por isso é que é tão importante termos literacia financeira e começar a investir o mais cedo possível na nossa vida.

Homens vivem menos e as mulheres vivem mais

A informação da mortalidade para Portugal no período 2021-2023 agora conhecida confirma os dados provisórios sobre a esperança média de vida que tinham sido divulgados no final do ano passado e que colocam a idade legal de acesso à reforma sem penalização nos 66 anos e sete meses em 2025 – mais três meses do que a idade exigida a quem se reformar em 2024.
Os 81,17 anos de esperança média de vida para o total da população apurados correspondem a um aumento de 0,21 anos (2,52 meses) relativamente ao triénio anterior (80,96 anos). Os homens vão viver até aos 78 anos e as mulheres até aos 83. É o que diz a estatística.
Este indicador é apurado anualmente pelo INE, sendo usado para calcular a idade da reforma no ano imediatamente a seguir e para determinar o corte ditado pelo fator de sustentabilidade das reformas antecipadas do ano em curso. Assim, os dados agora divulgados confirmam também que o corte pelo fator de sustentabilidade para quem se reforme antecipadamente em 2024 é de 15,8%.

Já está a preparar a sua reforma?

Este valor traduz um acréscimo de dois pontos percentuais face ao aplicado em 2023 — sendo que, neste ano e também em 2022, o fator de sustentabilidade registou recuos inéditos desde que foi criado, num movimento que foi associado à elevada mortalidade entre as pessoas mais idosas nos anos mais afetados pela pandemia de Covid-19, o que ditou uma descida na esperança média de vida.
Além do corte do fator de sustentabilidade, as reformas antecipadas têm ainda uma redução em 0,5% por cada mês de antecipação face à idade legal ou pessoal da reforma.
O que está a fazer para preparar a sua reforma?

Um livro com 5 passos simples que vão mudar a sua vida

Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

Últimas