Como ter contas bancárias sem comissões
Volto a este tema porque uma leitora do blogue (Olá, Cláudia Martins) leu um artigo já antigo e achou muito estranho eu dizer que tinha contas em 10 bancos (entretanto fechei a do Millennium BCP porque começou a cobrar comissão de manutenção) e que não pagava comissões de manutenção de conta em nenhum (neste momento já pago em um, porque me compensa).
Em primeiro lugar devo esclarecer que é um “disparate” ter contas em 10 bancos diferentes. Eu faço isso por motivos profissionais, para perceber como andam os bancos a agir com os clientes e as diferenças entre eles. E só tenho tantos porque, obviamente, não pago nada. Se pagasse não as tinha.
Mas serve o meu exemplo para explicar que é perfeitamente possível ter contas bancárias em Portugal e não pagar NADA. Nada de nada. Só tem de procurar um pouco. Lendo este artigo nem tem de procurar nada. Já tem a papinha toda feita. Há apenas um que não está nesta lista, que é o Openbank, no qual ainda não tenho conta porque ainda não tive tempo de a abrir.
Se paga comissões mas não se apercebe do absurdo que anda a pagar há uma forma simples se saber quanto anda a pagar em comissões. Pode ver AQUI quanto pagou de comissões no ano passado.
As minhas contas
Como sabe, o meu objetivo é que passe a olhar para o seu dinheiro com outros olhos. Por isso vou explicar-lhe ao detalhe as minhas contas para depois você fazer as suas.
Para estar dentro do contexto tenho estas contas abertas nestes bancos:
- CGD (Pago anuidade Multibanco e 2 cartões de crédito, porque é aqui que tenho o crédito à habitação. Passei a pagar comissão de manutenção de conta recentemente por opção)
- Activobank (Tudo GRÁTIS)
- Banco CTT (GRÁTIS, cancelei o Multibanco quando passou a ser pago)
- Best (GRÁTIS, não uso Multibanco)
- BIG (GRÁTIS, não uso Multibanco)
- BNI Europa (GRÁTIS, não uso Multibanco)
- Moey (Tudo GRÁTIS)
- Revolut (Tudo GRÁTIS)
- N26 (Tudo GRÁTIS)
- (Brevemente, Openbank)
Portanto, como pode verificar, apesar de ter 10 contas bancárias, que uso por razões profissionais (para perceber como funciona o mercado bancário) e pessoais (algumas contas têm finalidades específicas como poupar para os seguros, IMI ou férias), só tenho despesas com uma delas (CGD).
A razão de ter 2 cartões de crédito na CGD deve-se ao facto de ter sido “obrigado” a subscrevê-los para ter um spread um pouco mais baixo. Tenho de os manter, caso contrário o meu spread sobe. Está no meu contrato.
Basta fazer as contas a quanto anda a pagar em cada banco e avaliar se precisa de ter essas contas abertas. Pode trocar as que tem por contas em bancos grátis?
É apenas isso que lhe peço. Que faça as suas contas. Ou que transforme a que tem em conta de serviços mínimos bancários (se for a única que tem em Portugal).
Para mim é impensável fechar a conta da CGD. Temos lá o Crédito à Habitação com um spread de 0,3. Nem pensar em mudar. Já não encontramos um spread assim em lado nenhum.
Voltemos aos números. A comissão de manutenção de conta que estou a pagar na CGD é de 5,20 € por mês, ou seja, 62,40 €por ano, mas inclui as anuidades dos cartões multibanco e os dois de crédito. Compensa-me.
Em resumo, se não está preso ao seu banco e se queixa das comissões que anda a pagar, só paga porque quer. Há muitas alternativas no mercado. São bancos como os outros com o Fundo de garantia de depósitos e supervisionados pelo Bancos de Portugal (excepto o Revolut e o N26, que são estrangeiros).
Se precisa de um cartão multibanco também grátis tem o Activobank e o Moey e creio que também o Openbank. O Best oferece a anuidade do cartão de débito no primeiro ano. Confirme todas estas informações porque as regras (e as promoções) estão sempre a mudar. Tudo muda de uma semana para a outra.
E há pessoas que acham que não podem mudar de banco porque têm lá o ordenado domiciliado. Amigos, é só dizer na empresa/instituição qual é o novo IBAN (NIB) e depois de receber o ordenado na nova conta, fecha a outra. E não se esqueça de mudar os débitos diretos também. Assim que estiver tudo mudado, fecha a conta “antiga” e começa a ficar automaticamente com mais dinheiro no bolso (na conta).
E você, vai fazer contas às suas contas?