Casa

Preço da eletricidade no mercado regulado sobe 2,1% a partir de janeiro

A fatura de eletricidade para os clientes que estão no mercado regulado vai aumentar, em média, 2,1% a partir de 1 de janeiro, indicou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O kWh passa a ser de 16,58 cêntimos na SU Eletricidade.

Pedro Andersson

Inês de Almeida Fernandes

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta segunda-feira a decisão final sobre as tarifas de eletricidade a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2025, com um aumento de 2,1% para as famílias no mercado regulado. Isso quer dizer que o preço do kWh na SU Eletricidade sobe de 16,24 para 16,58 cêntimos.

É uma subida praticamente irrelevante, nem chega a ser meio cêntimo. Este é o valor que passa a ser a nova bitola para saber se o preço que está a pagar é aceitável ou não.

Nesta simulação da ERSE, as diferenças em relação a 2024 são irrisórias, com valores inferiores a 1 euro na fatura.

A 15 de outubro, a ERSE apresentou uma proposta de aumento do preço da eletricidade, que se traduzia num acréscimo entre 0,65 e 1,63 euros na fatura mensal das famílias no mercado regulado, sem contabilizar taxas e impostos. A proposta, no entanto, precisava de ser aprovada pelo Conselho Tarifário, que tinha até dia 15 de dezembro para tomar a decisão final, mas por ser domingo, a publicação foi adiada para esta segunda-feira.

Já com taxas e impostos, a fatura mensal apresentará reduções entre 0,82 e 0,88 euros no início do próximo ano, devido à alteração legislativa que aumenta o valor do consumo de energia sujeito à taxa reduzida de IVA.

A tarifa social (aplicada em todas as empresas em Portugal) continua a ser um desconto de 33,8% sobre o valor da energia.

Tem preços muito mais baixos do que estes no mercado regulado. Aproveite a concorrência. Pode estar a desperdiçar muito dinheiro sem necessidade por ter medo de mudar de empresa. Mas tem medo de quê? Mordem-lhe? Desligam-lhe a luz? Eles são assim tão carinhosos que vão a sua casa dar-lhe um beijinho de "boa noite"?

Últimas