A Digi anunciou melhorias ao tarifário móvel ilimitado quando este é associado a outros serviços, nomeadamente à internet por fibra com velocidade de 1Gbps, à internet por fibra Pro-Digi 10Gbps e ao serviço de televisão.
Isoladamente, o tarifário móvel ilimitado da Digi tem um preço de sete euros por mês e inclui dados móveis, chamadas e SMS ilimitados. A novidade é que quando combinado com a internet por fibra de 1Gbps, que custa 10 euros/mês, o tarifário móvel ilimitado passa a custar apenas cinco euros/mês, totalizando 15 euros mensais para internet fixa e serviço móvel ilimitado. O mesmo acontece com a fibra de 10Gbps, que mantém o seu preço de 15 euros/mês, mas com um tarifário móvel ilimitado a cinco euros/mês.
No entanto, para quem procura um serviço completo que inclua internet fixa, televisão e serviço móvel, a oferta é diferente. Ao associar a internet por fibra de 1Gbps, o tarifário móvel ilimitado e a televisão, o preço final fica em 25 euros/mês.
A internet mantém o preço de 10 euros mensais, o tarifário móvel ilimitado fica por cinco euros/mês e a televisão, que habitualmente custa 12 euros/mês, passa a custar 10 euros. Além disso, cada cartão móvel acrescentado ao pacote mantém o custo de cinco euros/mês.
Tarifários ilimitados
As restantes operadoras de telecomunicações também têm serviços ilimitados, mas com preços e especificações distintas. No gráfico seguinte pode verificar os preços praticados pelas diversas operadoras.
No que diz respeito apenas a tarifários ilimitados para telemóveis, a Digi é a empresa com o preço mais acessível neste momento.
A Woo e a Amigo também têm um serviço semelhante por 10 euros/mês, com a diferença de que só os dados móveis são ilimitados. Quanto a chamadas e SMS esses tarifários disponibilizam cinco mil minutos para chamadas e SMS por mês.
A Uzo também tem uma oferta por 10 euros/mês, mas que inclui dados móveis e chamadas ilimitadas e mil minutos para SMS.
Quanto às três grandes operadoras, Vodafone, Meo e Nos, todas têm ofertas ilimitadas, mas a Vodafone e a Meo oferecem dados móveis, chamadas e SMS ilimitados, ao passo que o serviço da Nos só inclui internet ilimitada e 3500 minutos para chamadas e SMS.
Entre os três, o serviço mais caro é o da Vodafone, por 24,90 euros/mês, seguindo-se a Meo e a Nos com o mesmo preço de 19,99 euros/mês.
Pacotes com móvel ilimitado
Ao agregar um tarifário móvel ilimitado num pacote que inclua também internet fixa e televisão, as ofertas também diferem entre as diversas operadoras. Neste momento, a Digi oferece o preço mais baixo pela combinação, cobrando 25 euros/mês.
A Amigo e a Uzo, ambas com ofertas por 29 euros/mês têm a possibilidade de integrar o ilimitado em pacotes, mas mantêm as condições acima referidas. Isto é, o ilimitado da Uzo inclui dados móveis e chamadas ilimitadas com mil minutos para SMS, enquanto o da Amigo só tem dados móveis ilimitados e cinco mil minutos para chamadas e SMS.
A oferta da Woo é a mais dispendiosa entre as operadoras low-cost, com um preço mensal de 35 euros, sendo que o móvel ilimitado inclui apenas dados móveis ilimitados e cinco mil minutos para chamadas e SMS.
Quanto aos pacotes com tarifário ilimitado das três grandes operadoras, a Vodafone pratica um preço de 60,90 euros/mês, em que além da internet fixa e da televisão o cartão móvel ilimitado tem dados móveis, chamadas e SMS ilimitados.
A Meo e a Nos praticam o mesmo preço, 58,99 euros/mês, com a diferença de que o ilimitado associado a um pacote da Meo inclui tudo (dados móveis, chamadas e SMS), enquanto o pacote com tarifário ilimitado da Nos inclui dados móveis e chamadas ilimitadas, mas 3500 minutos para SMS.
Este artigo tem como objetivo comparar preços entre as várias operadoras para que o consumidor tenha acesso a toda a informação que precisa para fazer a melhor escolha para a sua carteira. Neste caso, trata-se de uma comparação especificamente entre tarifários com serviços ilimitados, mas o Contas-poupança também elabora mensalmente um comparativo entre as várias operadoras que inclui os restantes serviços e que pode ler aqui.