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Um pack de detergentes “Especial”, mas pouco…

“Especial”, porquê? Como já vos disse ando sempe com o “radar” ligado quando vou às compras. As prateleiras com detergentes são um dos sítios onde me divirto mais. Ando sempre à caça de boas promoções (0,04 €/dose) mas também de preços completamente desfasados da realidade pelo absurdo das “promoções”. Este é mais um caso. Falo-vos […]

“Especial”, porquê?

Como já vos disse ando sempe com o “radar” ligado quando vou às compras. As prateleiras com detergentes são um dos sítios onde me divirto mais. Ando sempre à caça de boas promoções (0,04 €/dose) mas também de preços completamente desfasados da realidade pelo absurdo das “promoções”. Este é mais um caso.

Falo-vos destes casos não para comprarem ou deixarem de comprar, mas para que estejam sempre atentos à forma como as empresas e o Marketing tentam levar-nos a comprar coisas pensando que estamos a fazer bons negócios quando não estamos.

Um saco de plástico por 4 euros?

Ontem, fui a um hipermercado e como vi a promoção dos quase 50% fui lá ver se era verdade. E encontrei mais uma pérola. O Jumbo (por acaso foi neste, podia ser noutro qualquer) tinha pastilhas para a loiça embrulhado num “PACK ESPECIAL”. Como podem ver na foto era mesmo esse o nome do pack. Basicamente era um saco de plástico com duas embalagens de 45 pastilhas cada um. Portanto, em vez de 2 pacotes de 45, vendiam 2 juntos. Partimos logo do princípio de que teríamos alguma vantagem em comprar os dois juntos, certo? Neste caso, errado!

O pack de 45+45 ficava em 23,99 €. Ora, só olhar para este preço dá-me vontade de ir embora… Mas fui ao detalhe de ver o preço por pastilha (é obrigatório estar lá). Cada pastilha ficava em 0,267 €. Ora, este valor deixa-me “encanitado” por dois motivos: É ridiculamente caro; e porque é que o preço dos detergentes tem 3 dígitos como os combustíveis? É uma nova moda? É que na caixa, pagarei 27 cêntimos e não 26. Se eu olhasse apenas de relance e fizesse a compra (o nosso cérebro funciona assim) a pensar em 0,26 (porque esqueço a terceira casa decimal) e não no arredondamento para 0,27 estaria a “perder” 90 cêntimos em 90 pastilhas. Sim, eu sei que é apenas uma divisão matemática e que na caixa vai pagar o preço real, o que me deixa inquieto é que a decisão de compra é feita numa base errada contra o consumidor. Acabem lá com a terceira casa decimal…

Mais pastilhas por menos dinheiro

Mas deixemos esse detalhe e vamos ao resto. Logo na prateleira de baixo, a mesma marca tinha o mesmo produto pastilhas “All in one MAX” e não “All in one PLUS” em embalagens individuais de 72 pastilhas a “apenas” 10 €. Ora, não é preciso ser nenhum génio para perceber que 45+45 a 23,99 € é pior do que 72+72 a 10 € X 2 (20 €). Fiquei sem perceber a lógica do PACK ESPECIAL.

(ATUALIZAÇÃO) Inicialmente, quando escrevi este artigo, confesso que na loja estive a olhar durante alguns minutos para ambas as embalagens e pareceram-me exatamente iguais. Não dei pela diferença entre o Plus e o Max. Fui alertado para isso por alguns leitores. Têm toda a razão. Disseram-me que não podia comparar dois produtos que são diferentes. Sim, isso é verdade.

Mas depois comecei a pensar: “Mas então qual é a diferença entre as pastilhas “plus e as max”? Porque é que as plus são mais caras que as max?

Meus amigos, eu farei aqui um enorme elogio a quem de vocês conseguir explicar qual é a diferença entre as suas opções. Aparentemente, pelo preço, a plus será melhor. Mas a expressão “Max” para mim (consumidor simples e normal até é melhor do que plus. Plus é um produto que tem “mais ” qualquer coisa e o Max será o que tem tudo até não poder mais. Aceito outras opiniões.

Portanto, concluo que até no nome dos produtos o marketing funciona se não soubermos exatamente o que queremos. No meu caso quero “apenas” pastilhas para a loiça que lavem bem… Plus ou max – sejamos francos – não me diz rigorosamente nada.

Mas fiquei tão curioso que irei descobrir a diferença no produto entre um e outro. Vou ver a fórmula química e partilharei aqui.  Portanto, há enganos (o meu) que vêm por bem. Contudo, peço obviamente desculpa por não ter dado pela diferença do plus para o max. Como sabem é muito importante sermos rigorosos nesta coisas.

Especial em quê?

É especial porque oferece um saco de plástico e por isso pago mais 4 euros (3,99 €) levando menos 54 pastilhas? Não percebo. Mas alguém pode dizer: “Mas a embalagem da prateleira de baixo está em promoção (custava 19,39 €)”. Certo! Fiz a conta, sem a promoção o preço por dose das duas embalagens era exatamente igual (0,267 €). Logo, a pergunta mantêm-se: “Especial” porquê?

(Outra atualização no texto) Mais uma nota: Se o “Plus” é “melhor” do que o”Max” porque é que o segundo sem promoção fica ao mesmo preço por pastilha? Qual é então a vantagem de colocar dois produtos supostamente diferentes ao mesmo preço? Ou estão a valorizar um ou a desvalorizar o outro.

A resposta é simples: As cores e as palavras Pack, Promoção, Saldos, Desconto, 50%, etc. chamam a nossa atenção e atrapalham o nosso raciocínio. Basta que 10 clientes em 100 se “enganem” que já valeu a pena. O que lhe sugiro e que tenho como objetivo com mais este artigo e exemplo é que seja sempre do grupo dos 90 em 100 que não vão atrás dos iscos.

Deve sempre fazer as compras baseado no preço por quilo, por litro e por dose

Entre os dois pacotes qual eu compraria? Obviamente nenhum. Só escrevi este artigo porque continuo a divertir-me muito quando encontro estes exemplos. Mesmo o mais barato ficaria a 14 cêntimos a dose. O máximo que dou por um detergente é 8 cêntimos a dose e é se for obrigado pela necessidade. Se os consumidores forem exigentes, os preços descem. Enquanto os comprarmos assim, continuará a compensar às empresas colocar preços altíssimos para depois fazerem “promoções” irrealistas. Mas continua a funcionar…

Eu espero que quem segue o “Contas-poupança” já não caia nestes preços e promoções.

 


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