Precisa de fotos “tipo passe” com urgência?
Vá, peço já de início que todos os fotógrafos do país não se atirem contra mim ao mesmo tempo. Vocês são os profissionais, que fazem as coisas com qualidade e como deve ser e as vossas fotos é que são aceites para os documentos oficiais e tudo isso. Ninguém (eu, pelo menos), vos quer tirar o trabalho. Desde que isso fique claro para todos, esta dica é apenas para “safar” quem precisa de fotos tipo passe com urgência, barato e fora de horas, se necessário. Ficou claro que não é nada contra os fotógrafos? Óptimo. Foi a minha situação hoje.
Como é que arranjo uma foto tipo passe em 15 minutos?
Tive de tratar esta manhã da matrícula do meu filho numa escola nova. Hoje era o único dia porque era por ordem alfabética. Reuni os documentos todos e preparava-me para sair com ele em direção à escola quando me pareceu que estava a esquecer alguma coisa. Cartões de cidadão, Cartão de vacinas, mas havia mais qualquer coisa. Fui rever a lista dos documentos necessários. Claro, faltava a famosa fotografia tipo passe… As últimas que tirou foi no 5º ano, já não serviam. O rapaz já está um homem. E tão cedo os fotógrafos ainda não estavam abertos. Só me ia atrasar.
Apps que tiram fotos tipo passe
Fui ao Google: “Apps para tirar fotografias tipo passe”. E pronto. Encontrei dezenas de apps que faziam isso. Mas não podia apenas tirar a foto e imprimir? Claro que sim. Mas a segunda app que testei pareceu-me funcionar lindamente. A que usei (Há mais… Experimente as que entender) chama-se “Photo for Passport”.
Nota: Não tenho nada a ver com esta app, não conheço os senhores de lado nenhum, foi a que encontrei que me “safou”. Se conhecerem melhores ou iguais, podem deixar nos comentários.
Encostei o miúdo à parede, tudo intuitivo, escolhi o país – para ficar logo com as medidas oficiais – a app dava dicas e dizia onde devia ficar a cabeça e o queixo, aponte mais perto ou mais longe, mais luz menos luz e já está. Em segundos fiquei com a foto tipo passe. A app gera logo uma imagem com o número de fotos que quero por página e depois é só imprimir.
Podia ter logo imprimido em casa, mas não tinha papel fotográfico. Não ficaria bem uma foto em papel A4 normal para a primeira matrícula do rapaz. Passei por um hipermercado a caminho e imprimi a imagem gerada pela app naquelas máquinas de imprimir fotos. Quanto paguei? 29 cêntimos.
Ficou uma maravilha de foto?
Não. Chega e sobra para a matrícula e para o passe escolar? Claro que sim. Depois, por curiosidade, fui ver quanto custava um conjunto de 6 fotos tipo passe numa loja de fotografia. O mínimo era 10 €. Parecendo que não, já deu para o almoço. Ou representam 21 litros de leite (na moeda do Contas-poupança).
Repito: Se quer uma foto profissional, bem iluminada, que não envergonhe ninguém e com os fundos neutros necessários para fotografias de documentos oficiais vá ter com os profissionais. Eles também precisam trabalhar. Isto foi só para desenrascar.
Como partilho convosco todas as hipóteses de poupança que encontro no meu dia-a-dia, esta foi mais uma. E pronto. Já podem, se quiserem, criticar. Já estou à espera.
A propósito: na matrícula aceitaram sem discutir a foto do rapaz. E com mais tempo, hei-de lhe tirar uma foto tipo passe bem melhor para ficar guardada para futuras situações. Esta foi mesmo à pressa. O fotógrafo (eu) é mauzinho, sim. Mas desenrascou.