Entreguei o IRS Automático, mas agora percebi que podia receber mais. O que faço?
Foi a pergunta que o Miguel Silva fez há pouco no blogue do Contas-poupança. Imagino que milhares de contribuintes aceitaram o IRS Automático sem sequer verificar se estavam lá as deduções todas simplesmente porque acharam que o valor era semelhante ao do ano passado.
Pensemos um pouco. De ano para ano a lei do IRS muda sempre. às vezes mais, às vezes menos. O facto de receber o mesmo (pela simulação) que no ano passado não quer dizer que esteja certo! Certo no sentido de receber o máximo a que tem direito.
Se calhar a lei mudou e em vez de receber 700 €, devia receber este ano 1.100 € mas como a simulação deu 700 como no ano passado, aceitou? Assim, sem ver?
Sei de casos também em que um casal trabalha por conta de outrem e teve “direito” ao IRS Automático, mas o outro membro do casal passa recibos verdes e por isso não tem direito. Como apareciam as contas todas feitas aceitaram logo aquela conta “em separado” e agora o outro também vai entregar em separado, porque o primeiro já entregou. Alguns pensam que é a mesma coisa. Que a soma dos dois é igual a entregar em conjunto. NADA MAIS ERRADO!
Quero corrigir
Bom, alguns perceberam que se precipitaram ou que se enganaram. Foi o caso do Miguel que quer (e bem) corrigir o IRS.
Eu já meti o IRS, mas foi por automático e separado. Hoje reparei se tivesse metido o IRS em conjunto o meu reembolso seria mais. O que devo fazer? Hoje recebi o reembolso.
Aguardo uma resposta
É simples. É entregar nova Declaração pela internet como fizeram no ano passado.
Isso mesmo está nas respostas da Autoridade Tributária sobre o assunto.
Tem o Documento completo da AT AQUI.
Sim, é verdade que agora vai dar mais trabalho do que se tivesse recusado o IRS Automático e entregue logo em conjunto. Mas acontece. Não há problema nenhum, apesar de já ter recebido o reembolso.
Vai entregar a segunda declaração. Será de Substituição (quando entrar no Portal das Finanças). Irá talvez dar alguns erros ou divergências, talvez tenha de ir às Finanças. Mas é dinheiro seu e tem direito a ele. Avance com isso, Miguel, e corrija o que tiver a corrigir. Não há stress.