PPR não aparecem na página das deduções, mas deverão estar contemplados na declaração de IRS
A entrega da declaração de IRS está a aproximar-se, com o prazo a começar a contar no dia 1 de abril e a terminar a 30 de junho. No entanto, os preparativos para organizar tudo o que é necessário para o momento de entregar a declaração já se iniciaram há algum tempo, nomeadamente com a validação das faturas que esteve a decorrer até dia 28 de fevereiro.
Depois da validação, a 15 de março, ficou finalmente disponível a página do Portal das Finanças onde pode encontrar todas as suas faturas e confirmar se existe alguma correção a fazer. Contudo, os PPRs não constam nesta página onde deveria encontrar tudo o que vai deduzir quando entregar o seu IRS. O Contas-poupança foi contactado por alguns leitores que questionavam o motivo pelo qual isto acontecia e decidiu contactar a Autoridade Tributária (AT) para esclarecer a dúvida.
De acordo com fonte da AT, os PPRs não apareceriam na página das deduções “por não se tratarem de faturas”, pelo que nessa página não conseguirá, à partida, consultar o valor das deduções dos seus PPRs. No entanto, de acordo com a AT, não há motivo para preocupações, uma vez que os contribuintes vão acabar por conseguir aceder a essa informação quando se prepararem para entregar a declaração de IRS.
Ou seja, entre 1 de abril e 30 de junho, quando já for possível consultar a declaração de IRS final (na Nota de Liquidação), já deverá conseguir ver os seus PPRs.
Quando decidir, dentro do prazo de três meses que tem para esse efeito, entregar a sua declaração de IRS, os PPRs deverão aparecer automaticamente nas deduções à coleta, pelo que, “em princípio, não será preciso preencher nada”, explica fonte da AT. No entanto, se verificar que os seus PPRs não constam da declaração final de IRS, “deverá efetuar uma correção através Anexo H” onde pode então colocar os valores correspondentes ao seu PPR.
Tenho dois PPRs, posso deduzir apenas um no IRS?
Outro aspeto que tem levantado dúvidas junto dos leitores do Contas-poupança é se tendo dois PPRs, é possível colocar apenas um na declaração de IRS para receber entre 300 a 400 euros? A resposta é sim, pode escolher apenas um (ou vários) dos seus PPRs na declaração de IRS para receber o reembolso.
No entanto, lembre-se de que é suposto que os PPRs apareçam automaticamente na declaração de IRS, pelo que é possível que se tiver mais do que um, ambos constem da declaração final. Nesse caso, e se pretender só colocar um deles, é possível fazer essa alteração. O que tem de fazer é encontrar na declaração as linhas que correspondem aos seus PPRs e apagar a linha correspondente ao PPR (ou mais do que um) que não quer colocar como dedução sem ter qualquer penalização, caso o resgate.
GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina
Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.