O que são os Certificados de Reforma?
São os “PPR” da Segurança Social. Provavelmente nunca ouviu falar deles.
Descobri que os Certificados de Reforma da Segurança Social estão a render mais do que muitos PPR privados (porque não têm comissões). São uma opção a ter em conta para muitos portugueses que querem chegar à reforma com 20.000, 40.000 ou 50.000 euros ou transformá-los numa renda vitalícia.
O que é uma renda vitalícia?
No caso deste PPR do Estado, assim que chega à idade da reforma tem 3 opções: ou retira todo o dinheiro, ou transforma esse valor numa renda vitalícia (pede uma simulação e dizem-lhe quanto fica a receber por mês enquanto for vivo – mesmo que o valor ultrapasse o valor que poupou) ou, terceira opção, pode transferir o valor para um familiar (um filho, por exemplo) que assim começa logo a poupança para a reforma com um valor mais “chorudo”. Escolhe na altura.
Quem pode aderir?
Qualquer pessoa inscrita na Segurança Social (privado ou público) pode aderir aos Certificados de Reforma. A Segurança Social desconta automaticamente uma pequena parte do seu salário todos os meses e não tem de ter mais trabalho nenhum. Pode descontar 2%, 4% ou 6% (se tiver mais de 50 anos).
Tem uma limitação importante: não pode levantar o dinheiro antes da reforma em NENHUMA circunstância (ao contrário dos PPR privados). Mas a explicação que recebi da Segurança Social e que está na reportagem que pode rever abaixo, é que o objetivo é mesmo esse. Se é para a reforma, é para a reforma. Assim não tem ilusões.
Pode a cada mês de Fevereiro alterar de 2% para 4% ou vice-versa. E pode suspender também, se vir que não pode poupar tanto. Pode começar a qualquer momento.
E se eu morrer entretanto?
Antes de se reformar
O valor acumulado passa para os herdeiros legais e de acordo com as regras da
sucessão civil. Nota: Não pode deixá-lo a outras pessoas por testamento.
Se já estiver a receber a renda mensal vitalícia
Se morrer nos 3 primeiros anos, os herdeiros têm direito a receber uma parte do valor
restante.
E tem benefícios fiscais?
Sim. Pode descontar até 20% das contribuições (até ao limite de 350,00€ por pessoa) – 700€ por casal. Este valor é deduzido à coleta do IRS (benefícios fiscais) e é acumulável com o relativo aos Planos Poupança-Reforma (PPR).
Veja ou reveja a reportagem. Como devem compreender, por limitações de tempo não é possível falar de TODOS os detalhes. Mas mais abaixo coloco o link para o Guia da Segurança Social onde estão todas as respostas às vossas dúvidas. Mas se vir a reportagem já fica com uma ideia de se vale a pena ou não subscrever este produto.
Como prometido, tem AQUI o Guia da Segurança Social sobre os Certificados de Reforma. É só ler e tirar mais qualquer dúvida que tenha.
N20_regime_publico_capitalizacao_certificados_reforma
Boa reforma!