Apoios sociais

Os seus pais ou avós têm direito ao Complemento Solidário para Idosos?

Receber no mínimo 375 euros por mês Em Portugal muitos milhares de idosos recebem pensões a rondar os 300 euros ou menos. Nesses casos, o Estado pode pagar a diferença até que recebam no mínimo 375 euros por mês. E pode ainda ter descontos de 50% nos medicamentos, e 75% de desconto nos óculos e […]

Receber no mínimo 375 euros por mês

Em Portugal muitos milhares de idosos recebem pensões a rondar os 300 euros ou menos. Nesses casos, o Estado pode pagar a diferença até que recebam no mínimo 375 euros por mês. E pode ainda ter descontos de 50% nos medicamentos, e 75% de desconto nos óculos e nas próteses dentárias e dentista de graça. Mas tem de pedir. Não é automático.
Se acha que é pouco, recordo-lhe que 80 euros por mês são mais 960 euros que os seus pais ou avós passam a receber por ano. Faz diferença.
Na reportagem desta semana, o Contas-poupança explica-lhe se tem direito a este complemento e como o pode pedir.

Conhece alguém que pode pedir esta prestação?

As novidades

Até agora a prestação era só para pessoas que atingiam a idade legal da reforma (atualmente nos 66 anos e 5 meses). Mas a lei mudou e agora há mais dois grupos de pessoas que podem pedir, mesmo que não sejam idosos.
O CSI abrange também que se reformou antecipadamente desde 2014, e os pensionistas de invalidez que não sejam beneficiários da Prestação Social para a Inclusão de que falámos na semana passada. Tem AQUI a reportagem.
Um casal tem direito ao CSI se receber menos de 9.902 euros por ano.

“Mas é muito difícil ser aprovado…”

No passado, muitos pediram o CSI e foi recusado por causa dos rendimentos dos filhos. Sim, os rendimentos dos filho também contam para saber se tem direito ou não. Ao preencher os papéis tem de colocar o NIF dos filhos com autorização deles. Atenção, não é entregar o IRS, é só dar autorização para a Segurança Social consultar. Se os filhos não autorizarem, o pedido dos pais para terem o complemento é normalmente recusado.
Há um pormenor muito importante. Muitas pessoas acham que como os filhos trabalham e ganham bem não têm direito ao CSI. E por isso nem chegam a pedir. Pode ser, pode não ser. Pode afinal ter direito e não sabe.
Vamos a contas. Procure na internet o Guia prático da Segurança Social do Complemento solidário para idosos. Tem aqui uma tabela muito complexa com os vários escalões conforme o filho é solteiro ou casado ou se tem filhos ou não e quantos.
Pode descarregar a publicação em pdf AQUI:

Guia Prático – Complemento Solidário para Idosos

As contas

Pergunte até perceber

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Últimas