Casa

E-lar | Candidaturas voltam a abrir a 2 de dezembro

A ministra do Ambiente e Energia anunciou na terça-feira, na Assembleia da República, que o pedido de reforço de verbas do programa E-lar em 50 milhões de euros, dirigido a Bruxelas pelo Governo, foi aceite. Candidaturas voltam a abrir no início de dezembro.

Contas Poupança

O programa E-lar vai abrir novamente a candidaturas no próximo dia 2 de dezembro, revelou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, na terça-feira.

De acordo com a responsável pela pasta da Energia, o novo concurso do programa E-lar terá disponíveis 51,5 milhões de euros e as regras serão iguais ao anterior.

No início do mês passado o programa, para substituir equipamentos a gás por elétricos nas habitações, teve cerca de 40 mil candidaturas em seis dias e esgotou os 30 milhões de euros que tinha atribuídos.

Na Assembleia da República, falando numa audição conjunta da Comissão de Ambiente e Energia com Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, a ministra esclareceu que do programa anterior já foram emitidos 21 mil vales, no valor de 17 milhões de euros, dos quais já foram utilizados quatro mil vales, no valor de três milhões de euros.

De recordar que, na semana passada, a Maria da Graça Carvalho tinha anunciado que o Governo pretendia reforçar o programa E-lar e que já teria dirigido a Bruxelas um pedido de reforço no valor de 50 milhões de euros.

Na sua intervenção de terça-feira, a ministra confirmou que o pedido de reforço, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aceite por Bruxelas, pelo que o concurso voltará a abrir a 2 de dezembro.

Últimas