O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta terça-feira o aumento do Complemento Solidário para Idosos (CSI) de 630 para 670 euros. A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias (JN) e confirmada pela SIC junto de fonte do Governo.
O aumento de 40 euros do CSI, que estará inscrito no Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), foi anunciado pelo presidente do PSD em Évora, num discurso no âmbito de uma ação de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de domingo.
De recordar que o CSI consiste num apoio mensal em dinheiro destinado a idosos e pensionistas de invalidez com baixos rendimentos, que não recebem a prestação social destinada a pessoas com deficiência.
Além da subida do CSI para os 670 euros, também as pensões serão atualizadas no ano que vem, tendo em conta a inflação e o Produto Interno Bruto (PIB). Considerando as duas prestações sociais, o Estado terá de desembolsar mais de 700 milhões de euros no próximo ano, de acordo com o JN.
No final de setembro, o primeiro-ministro já se tinha comprometido com um aumento do CSI, bem como com um novo suplemento para as pensões mais baixas se, a meio do ano, a execução orçamental "revelar equilíbrio e folga suficientes".
Veja abaixo nos artigos relacionados, várias reportagens a explicar como funciona este apoio. Será que tem direito ou um familiar seu?