Bancos

Se fechou uma conta bancária, peça a devolução da anuidade do cartão de Multibanco e de Crédito

A Lei diz que os bancos são obrigados a devolver a anuidade não utilizada Uma das coisas que mais me fascina desde que comecei a fazer o Contas-poupança (há quase 9 anos) é que aprendo imenso convosco. Não sou especialista em tudo, mas o que não sei compenso em curiosidade. Tenho tido a sorte de […]

A Lei diz que os bancos são obrigados a devolver a anuidade não utilizada

Uma das coisas que mais me fascina desde que comecei a fazer o Contas-poupança (há quase 9 anos) é que aprendo imenso convosco. Não sou especialista em tudo, mas o que não sei compenso em curiosidade. Tenho tido a sorte de muitos de vocês reagirem ao que faço na televisão e que escrevo aqui no blogue. Podiam ficar calados e achar que não valeria a pena contribuirem com o que sabem. Mas muitos de vocês, sim, são especialistas ou pelo menos sabem mais do que eu nas mais diversas áreas. E partilham isso comigo e com os outros leitores/espectadores.

Foi o caso da Raquel Henriques, a quem agradeço desde já. Ela leu este artigo sobre a má informação que alguns funcionários dão aos clientes sobre a Conta de Serviços Mínimos Bancários e corrigiu-me. Tinha escrito que quando alteramos a nossa conta para uma conta de Serviços Mínimos temos de devolver o cartão multibanco atual para recebermos o novo e que (entendia eu) o banco não tinha de devolver a anuidade não utilizada. Ora, ela mandou-me o Decreto-Lei que prova que os bancos são obrigados a devolver a diferença. Foi uma guerra, mas ela conseguiu. Leiam:

Li algo que escreveu e que não está correto. Depois de muito ajudar outros com informação super útil, permita-me retribuir-lhe.
Em resposta à pergunta 2, respondeu o seguinte: “No meu entender, o pior que pode acontecer é ter pago a anuidade recentemente e “perder” esse valor que pagou porque não lho devolvem.” É falso!
De acordo com o artigo 56º do Dec. Lei 317/2009, de 30 de outubro, quando existe a cobrança antecipada das anuidades dos cartões (débito/crédito), em caso de denúncia do contrato, o banco é OBRIGADO a restituir o valor correspondente à parte proporcional da anuidade cobrada antecipadamente que não foi utilizada.
No último ano encerrei duas contas. Uma na CGD e outra no Santander. Quando encerrei a conta, em ambos recebi a mesma resposta: não devolvemos! Fiz chamadas, fui a vários balcões e nada. Apresentei o Decreto-Lei e a muito custo lá disseram para eu fazer uma carta.
Mesmo com a carta em mãos, no balcão disseram-me para não ter esperança. Dias depois recebi uma carta em casa, com um cheque do Santander de cerca de 11€. A CGD deu mais luta, até que por fim fui chamada à agência e me diz a funcionária que eu “tinha direito ao dinheiro no momento em que fechou a conta. Não percebo porque os meus colegas complicam as coisas…” E devolveram-me mais 17€. Quantos milhões os bancos não lucraram com esta atitude?
O caricato é que essa funcionária foi a mesma que fez o fecho da conta e me disse que eu não tinha direito nada. Para azar, eu lembrava-me bem da cara dela e com toda a diplomacia eu disse umas verdades à senhora. No total consegui recuperar 28€ Se achar de valor pode partilhar este caso e alertar mais pessoas de que os banco são obrigados e devolver o proporcional da anuidade que não foi utilizada. Bem haja!

Seja um cliente bancário profissional

Em resumo, se no último ano fechou uma conta e não chegou a usar a anuidade do cartão de débito e de crédito até ao fim da anuidade, VÁ ao seu banco e EXIJA que lhe devolvam o dinheiro da anuidade não utilizado. Tem direito a isso. Seria uma boa prática dos bancos fazerem isso voluntariamente. Como podem ver pelo relato da Raquel Henriques foi uma verdadeira guerra.
Imagino que ela terá perdido umas manhãs ou umas tardes “só” por causa de 28 euros. Fica ao critério de cada uma avaliar se merece o esforço ou não. Aliás, gostava da vossa opinião. Mas o que é certo é que quando centenas ou milhares de nós defendem os seus direitos as coisas começam a melhorar em todas as outras áreas. É uma questão de atitude.
Temos de ser clientes bancários “profissionais”. E competentes, como se fosse a nossa profissão. Se eles são profissionais, nós também somos. Excelente, Raquel Henriques!
Quando chegar a minha vez de fazer isto, não me esquecerei. Obrigado.
(28 euros são 62 litros de leite)

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