Quanto pagou de comissões bancárias em 2019?
Vamos a um jogo? Vou dizer-lhe quanto paguei de comissões bancárias em 2019 e você diz também nos comentários (se quiser) quanto pagou, para partilharmos uns com os outros a situação em que estamos todos e que se calhar ainda não nos apercebemos. Vai servir de abre-olhos para muita gente.
O extrato de Comissões sempre em Janeiro
O Banco de Portugal obriga todos os bancos a enviar aos clientes (sem exceção) um documento exclusivo com todas as comissões detalhadas que o cliente pagou no ano anteriores incluindo as anuidades dos vários cartões de débito e de crédito que tem. Com todo o pormenor. Linha a linha.
Ao olhar para este documento fica a perceber claramente para onde está a ir o seu dinheiro e porque é que os bancos recebem tantos milhões em comissões. Dois euros aqui e 5 euros ali, todos os meses são muitos milhões.
Pode ser-lhe enviado por correio ou por e-mail, ou pode consultá-lo no homebanking ou na app do seu banco. Esteja atento e, em caso de dúvida, contacte a sua instituição para saber onde o pode encontrar.
Onde está esse documento?
No meu caso, a CGD deixou-me o Extrato no homebanking na pasta documentos.
No BCP, também o tenho no homebanking.
No ActivoBank também está no homebanking.
No caso do CTT, mandou-me o Extrato de comissões por e-mail.
Como podem ver acima, pago comissões (e não são poucas) na CGD e no BCP, e em todos os outros pago ZERO. Tenho contas em mais bancos, mas nos restantes é tudo igual: zero absoluto.
Em resumo, paguei em comissões bancárias em 2019: 124,28 €.
Provavelmente estão alguns a perguntar: “Então o Pedro Andersson está sempre a dizer que não paga comissões em nenhum banco e afinal está a pagar na CGD e no BCP…”. Notem que sempre disse que não pago “Comissões de manutenção de conta” em nenhum. Essa comissão não pago. Das outras não me livro. E você? Quanto pagou?
Mas essas de manutenção de conta não pago até agora. No futuro na CGD não sei. Como tenho lá o crédito à habitação o cerco está a apertar. Mas no BCP assim que cobrarem fecho a conta. E estou a avaliar seriamente acabar com os cartões de débito. Tenho alternativas.
O desafio
Portanto, lanço-lhe este desafio. Veja os seus Extratos de comissões de todas as suas contas bancárias (e as dos seus pais e avós) e partilhe quanto está a pagar. Tenho uma enorme curiosidade em saber e as vossas informações até podem dar uma reportagem muito interessante para alertar os mais distraídos para o valor absurdo em muitos casos que estão a pagar só para ter uma conta aberta. E sem necessidade, porque há bancos igualmente seguros e GRÁTIS. Fico à espera.
Vai encontrar nesse documento estas informações:
- A comissão unitária cobrada por cada serviço e o número de vezes que o serviço foi utilizado;
- O montante total das comissões cobradas para todos os serviços prestados durante o ano anterior;
- A taxa de juro aplicada à facilidade de descoberto, se a tiver contratado, ou a eventuais ultrapassagens de crédito, e o montante total dos juros cobrados;
- A taxa de juro remuneratória aplicada à respetiva conta à ordem, se existir, e o montante total dos juros auferidos.
Se considerar que é demais o que está a pagar, pondere as várias alternativas. às vezes até dentro do mesmo banco pode conseguir mais barato subscrevendo determinados pacotes. Cada caso é um caso. Mas não fique na ignorância.