As Taxas Euribor desceram em todos os prazos esta quarta-feira, atingindo valores abaixo dos 2,5% a três, seis e 12 meses. No prazo a três meses trata-se do valor mais baixo registado desde 1 de fevereiro de 2023.
Na sessão desta quarta-feira, a taxa a três meses caiu para 2,499%, ficando acima da taxa a seis meses, que se fixou nos 2,389%. Por sua vez, o prazo a 12 meses ficou pelos 2,400%.
Estes valores são relevantes não só para quem tem crédito à habitação, mas também para os que têm Certificados de Aforro, cuja taxa de juro mínima para a série F é de 2,5% e está dependente da média da Euribor a três meses.
Isto é, por enquanto, os Certificados de Aforro ainda continuam a render pelo menos 2,5% de juros - não contando com prémios de permanência -, mas a tendência de descida da Euribor a três meses vai, a breve prazo, baixar a rentabilidade mínima deste produto financeiro.
Para o mês de março é provável que este cenário ainda não se verifique, mas não faltará muito tempo para que o rendimento mínimo dos Certificados de Aforro caia dos 2,5%.
No gráfico seguinte pode acompanhar a evolução da Euribor a três meses desde junho de 2023 e observar a tendência de queda que se tem vindo a verificar nos últimos meses.