Eletricidade

Quase 5 euros por mês de eletricidade só por estar ligado

Tem a certeza de que sabe onde gasta a eletricidade? Muitas vezes queixamo-nos de que pagamos muito de eletricidade e, de facto, é verdade. Bem podemos mudar as lâmpadas todas para LED, compramos todos os eletrodomésticos A+++ e desligamos as luzes quando saímos da divisão, mas a fatura da luz continua alta. Hoje (re)descobri mais […]

Tem a certeza de que sabe onde gasta a eletricidade?

Muitas vezes queixamo-nos de que pagamos muito de eletricidade e, de facto, é verdade. Bem podemos mudar as lâmpadas todas para LED, compramos todos os eletrodomésticos A+++ e desligamos as luzes quando saímos da divisão, mas a fatura da luz continua alta. Hoje (re)descobri mais uma razão.

Nem vou falar do preço da eletricidade porque sim, é caríssima. Como sabem, aqui no blogue só me interessam os temas em que NÓS podemos alterar alguma coisa com decisões nossas, que não dependem de outros. E a minha conclusão, ao longo destes anos, é que uma grande fatia da nossa fatura da luz é responsabilidade nossa.

Sim, pagamos muito porque gastamos muito. Nós é que não sabemos ou não queremos saber. Vejam mais este caso.

Por “piquinhice” minha e também por razões profissionais (sempre à cata de poupanças) tenho instalados em casa vários aparelhos de medição de consumos de eletricidade. Chego a saber quanto gasta cada aparelho em tempo real (minuto a minuto). A qualquer dia do mês (diria a qualquer hora) consigo “prever” quanto vou pagar de eletricidade na próxima fatura. E comparo com o que a empresa me manda. Tem AQUI fotos com os aparelhos que utilizo para fazer esta medição e têm também a reportagem para aparelhos de outras marcas para perceberem de que tipo de equipamentos estou a falar.

Ao analisar os dados da minha casa, vejo o gráfico pelo menos uma vez por semana, deparei-me com um consumo estranho entre os dias 1 e 5 de Outubro.

Eu sei que esta tomada especificamente (onde estão todos os aparelhos ligados ao computador) gasta 1 ou 2 cêntimos por dia se estiver tudo em standby e se usar o computador gasta cerca de 7 cêntimos por dia. Ora desde 1 de Outubro que aquela tomada estava a consumir 15 cêntimos por dia, sem eu estar a usar o computador. Alguma coisa estava errada. E, olhando para o gráfico, isto já durava há quase uma semana.

Alguma coisa fora do vulgar estava a consumir quase 35 W, 24 horas por dia. E eu não sabia o quê. Reparem que 35 W é como ter 5 lampadas LED sempre ligadas dia e noite. O gráfico dá-me imediatamente o custo de cada tomada. Neste caso, 15 cêntimos por dia.

Já lhe vou dizer que aparelho estava a gastar tanta eletricidade sem eu saber. Para já, é importante que perceba que, fazendo as contas, 15 cêntimos por dia são 4,50 € por mês. Ao fim do ano seria mais uma mensalidade que estava a pagar sem saber nem como nem porquê.

O que era?

Assim que cheguei a casa andei à procura de alguma coisa nova que estivesse ligada ao computador. Teriam sido os miúdos, teria sido a minha mulher, teria sido eu?

Sim, tinha sido eu. Comprei um brinquedo para o meu miúdo que precisa de pilhas recarregáveis e tinha ligado o carregador a uma tomada USB do computador.

Alguma vez me passou pela cabeça que o carregador continuasse a gastar depois da pilha estar carregada? Claro que os eletricistas e especialistas em eletrónica me dirão que obviamente que sim. Mas eu não fazia ideia dos custos disso.

Em tempos fiz a experiência com o carregador de telemóvel e cheguei à conclusão de que quase não gastam nada. Pensei (na minha ignorância) que este também era negligenciável. Tem AQUI o meu teste com os carregadores de telemóvel.

O que tem em casa a gastar e não sabe?

Este exemplo leva-me a alertar-vos para alguns aparelhos que estão a aumentar a sua fatura da luz e provavelmente não sabe. Em todos estes casos depende muito da tecnologia do equipamento que tem. Tem de verificar com medidores de eletricidade que em muitos casos pode comprar no “chinês”. Pode ter surpresas.

Por exemplo, há máquinas de café que estão sempre ligadas a aquecer água só para estarem prontas sempre que quiser fazer um café. São um “aspirador” de eletricidade.

Os termoacumuladores que estão sempre ligados 24 horas por dia sem necessidade nenhuma.

Deixar o computador ligado 24 horas por dia é um absurdo de gastos. Deixar a impressora ligada em standby pode ser um gasto relevante (dependendo da impressora).

Deixar ligados os standby da box e das televisões pode chegar aos 3 euros por mês.

O meu antigo leitor de DVD ligado com o DVD lá dentro sem estar a funcionar gastava tanto como com o filme a rodar. Fiquei admiradíssimo quando fiz a medição. Estamos a falar de 50 W por hora se o deixar assim durante a noite.

Tem AQUI mais alguns exemplos que fui medindo ao longo do tempo.

Assim que tiver 5 minutos faça uma ronda a sua casa e veja tudo o que tem ligado a cada tomada. Confirme que precisa mesmo que estejam ligados à corrente. Mesmo o standby pode estar a consumir muito mais do que apenas a luzinha que vê.

Como percebeu, nestes casos uma parte da conta alta da eletricidade pode estar nas suas mãos. Esteja atento.


Últimas