Gás

EDP Comercial vai permitir que pague a eletricidade em prestações

Prepare-se para faturas gigantes de eletricidade Sei que esta não é a sua principal preocupação neste momento, mas como já ando nisto há uns anos, quero avisá-lo para mais uma dificuldade que vai enfrentar nas próximas semanas e meses. Com filhos em casa 24 horas por dia é inevitável que os seus consumos de eletricidade, […]

Prepare-se para faturas gigantes de eletricidade

Sei que esta não é a sua principal preocupação neste momento, mas como já ando nisto há uns anos, quero avisá-lo para mais uma dificuldade que vai enfrentar nas próximas semanas e meses.

Com filhos em casa 24 horas por dia é inevitável que os seus consumos de eletricidade, água e gás disparem. Prepare-se para uma fatura de 100, 200 ou 300 euros de eletricidade nos próximos meses.

Então quem tiver tarifa bi-horária deve preparar-se para uma verdadeira tragédia. Se vai ficar semanas com os filhos em casa mude já o seu tarifário de bi-horário para tarifa simples. Só com esta dica simples vai conseguir baixar um pouco a sua fatura da luz. Caso contrário vai pagar o dobro durante o dia.

Mas não se livrará de um aumento substancial dos consumos. Não se admire nem ache que estão a ser uns “gatunos” e que há algum engano. Será perfeitamente normal. Seja prudente e dê a contagem nos dias certos nos próximos 2 meses para evitar estimativas ainda mais espatafúrdias.

Se conseguir limitar (poupar) na eletricidade desligando as luzes e alguns equipamentos será o ideal, mas com crianças em casa temo o pior.

Tenho os dois filhos em casa e estou a ver por mim. Pelos meus aparelhos de medição de consumos, estou a gastar 4 euros de eletricidade por dia. Ou seja, dará pelo menos 120 euros de eletricidade, fora as taxas e o IVA. A próxima fatura deverá chegar aos 200 euros. Prepare-se. O mesmo em gás e água. Com os banhos reforçados e o gás das refeições, já está a ver o filme.

A EDP Comercial vai facilitar

Não sei o que as outras fornecedores de eletricidade vão fazer, mas a EDP Comercial emitiu hoje um comunicado onde diz que decidiu:

suspender todos os cortes agendados para esta semana, sendo esta uma medida que deverá ser mantida no decurso das próximas semanas. Em paralelo, e desde o início da semana passada, a edp comercial tem vindo a comunicar aos seus Clientes a possibilidade de flexibilizar o prazo e modo de pagamento das faturas, sempre que seja manifestada essa necessidade.

 

A EDP Comercial está a incentivar os clientes a tratarem de tudo pelo telefone e pela internet. Não vá às lojas. A iniciativa de pedir ajuda para pagar terá de partir de si.

Em Itália já estão a suspender o pagamento da luz, da água, do gás e da prestação da casa. Em Portugal lá chegaremos. Ainda estamos a ver como param as coisas. A situação vai ficar complicada para muitas famílias.

2 avisos sérios

Quero deixar 2 avisos a quem segue o blogue. Avisos muito sérios.

  1. Se acha que não vai conseguir pagar alguma conta (seja de bens essenciais, seja do banco) AVISE JÁ a empresa ou o banco. Não deixe de pagar NENHUMA prestação. É o pior que pode fazer. Peça ajuda antes. Há mecanismos legais que o podem ajudar, mas tem de os acionar antes de falhar uma prestação.
  2. NUNCA faça créditos para pagar dívidas. Pagar juros exorbitantes para pagar outras dívidas é uma bola de neve que só vai cavar um buraco mais fundo. Não caia nessa armadilha.

Não julgue estou a ser pessimista. Tenho falado com muitas pessoas que com um corte de 33% no salário já este mês vão ter dificuldades em pagar as suas contas porque não têm um fundo de emergência para 6 meses, como ando a falar convosco há vários anos.

Mas estamos cá para ajudar, à medida que as coisas forem acontecendo. Para já o importante é não entrar em pânico. Mantenha-se calmo. Não faça é asneiras financeiras que piorem a situação.

Peça ajuda o quanto antes, admita que tem um problema financeiro. É o primeiro passo. Neste caso específico, se é cliente da EDP Comercial e acha que vai ter dificuldades em pagar as próximas faturas peça já para flexibilizarem o pagamento.

Se é cliente de outras empresas, tome você a iniciativa. Eles terão de ir atrás de si. Já estou a ver o filme todo. Mas vai correr tudo bem. Mas seja prudente.



Últimas