GOLDENERGY oferece 1 mês de luz e gás grátis
Caso não seja cliente da Goldenergy, ligue (não vá) para a sua empresa fornecedora de energia e dê o caso da Goldenergy e pergunte se vão fazer o mesmo, caso esteja a precisar dessa ajuda. É nestas alturas que a responsabilidade social das empresas vem ao de cima. Se umas fazem, as outras provavelmente poderão fazer também.
Tome a iniciativa. Não fique de braços cruzados enquanto consumidor em dificuldades. Preveja os problemas. Não fique só a ver Netflix em casa. Trabalhe para que as suas finanças não sofram tanto com o rombo que vai levar. Todos nós. Tente reduzir JÁ TODAS as suas despesas. Antes de receber as próximas faturas. FOI ESTA A GRANDE LIÇÃO QUE APRENDI EM 2008. Faz toda a diferença. TODAS as suas despesas. Eletricidade, gás, água, seguros, ginásios, mensalidades de “tretas”, comissões bancárias, etc. Já!
Espero ter sido suficientemente assertivo :).
2 avisos sérios
Quero deixar 2 avisos a quem segue o blogue e que vou repetir em vários artigos daqui para a frente. Avisos muito sérios.
- Se acha que não vai conseguir pagar alguma conta (seja de bens essenciais, seja do banco) AVISE JÁ a empresa ou o banco. Não deixe de pagar NENHUMA prestação. É o pior que pode fazer. Peça ajuda antes. Há mecanismos legais que o podem ajudar, mas tem de os acionar antes de falhar uma prestação.
- NUNCA faça créditos para pagar dívidas. Pagar juros exorbitantes para pagar outras dívidas é uma bola de neve que só vai cavar um buraco mais fundo. Não caia nessa armadilha.
Não julgue estou a ser pessimista. Tenho falado com muitas pessoas que com um corte de 33% no salário já este mês vão ter dificuldades em pagar as suas contas porque não têm um fundo de emergência para 6 meses, como ando a falar convosco há vários anos.
Mas estamos cá para ajudar, à medida que as coisas forem acontecendo. Para já o importante é não entrar em pânico. Mantenha-se calmo. Não faça é asneiras financeiras que piorem a situação.
Peça ajuda o quanto antes, admita que tem um problema financeiro. É o primeiro passo. Neste caso específico, se é cliente da EDP Comercial e acha que vai ter dificuldades em pagar as próximas faturas peça já para flexibilizarem o pagamento.
Se é cliente de outras empresas, tome você a iniciativa. Eles terão de ir atrás de si. Já estou a ver o filme todo. Mas vai correr tudo bem. Mas seja prudente.