Renovar o Cartão de cidadão online
Sim, chegou a minha vez. Lembra-se das filas gigantes para renovar o Cartão de Cidadão? Nessa altura fiz uma reportagem a ensinar como se fazia a renovação online. O meu cartão vai caducar no mês que vem, por isso decidir fazer o “teste da vida real”.
Já vos disse várias vezes que o “segredo” das reportagens do Contas-poupança é que são testadas por mim ou por outros. Só falo do que existe e (em princípio) funciona. Não são teorias ou “acho que “.
Antes de mostrar como correu comigo pode ver estes artigos:
VÍDEO – Como renovar o Cartão de Cidadão online
É verdade que renovando online as fotos ficam mais escuras?
Como renovar o Cartão de Cidadão passo-a-passo
Em primeiro lugar, no Google, simplesmente escrevi “renovar cartão de cidadão” e fui dar logo a esta página.
Ao clicar no link aparecem duas opções:
- Renovar com a Chave móvel digital/leitor de cartões
- Ir a uma loja ou Registo para renovar presencialmente.
Escolhi renovar com a Chave Móvel Digital. Pesquise no blogue como pode pedi-la. Está num dos 2 artigos com link logo no início deste texto.
Aparece de seguida uma página onde tem de escolher usar o leitor de cartões ou a Chave móvel digital. Não faça como eu que tentava usar a chave móvel no separador do leitor de cartões. Demorei algum tempo para perceber o que estava a fazer mal. Deixo aqui uma sugestão para a AMA (Agência para a modernização Administrativa): Coloquem como primeira opção a CMD (chave móvel digital) porque são mais estes do que os que têm leitor de cartões. Facilitava e evitava enganos como o meu.
De seguida tem todo o procedimento habitual da CMD. Coloca o seu número de telemóvel e o código que definiu quando fez a CMD (é um código de 4 números como no multibanco).
Recebe um SMS e coloca na página seguinte esse código e aparecem todos os seus dados do Cartão de Cidadão para confirmar se está tudo certo.
Confirmo a dizer que está tudo bem e escolho o local onde quero ir buscar o Cartão do Cidadão renovado. Surge então a referência para fazer o pagamento. Escolhi multibanco.
Paguei 16,20 €. Menos do que se fosse presencialmente a uma Loja do Cidadão.
Imprimo o recibo e já está.
Demorei menos de 10 minutos a fazer a renovação do Cartão do Cidadão, em vez de perder uma manhã ou uma tarde numa Loja do Cidadão. Fica aqui a minha experiência como alternativa para qualquer cidadão do país, onde quer que se encontre e desde que tenha internet e uma CMD ou um leitor de cartões de cidadão com a carta que recebeu com 3 PIN na altura que fez o Cartão de Cidadão pela primeira vez.
Experimente antes de ir presencialmente. É mais rápido e mais barato.
Depois digo-vos como foi a entrega do Cartão, quanto tempo demoraram a entregar e se a fotografia vem bem ou não.