Compras

VÍDEO – Como saber se mexeram no conta-quilómetros

Como não ser enganado se comprar um carro usado Estou convencido de que esta reportagem pode mudar muita coisa no mercado dos carros usados em Portugal. Assim que comecei a dizer que ia fazer uma reportagem sobre conta-quilómetros “martelados”, começaram a chover histórias de pessoas enganadas na compra de carros em segunda mão. Enganado em […]

Como não ser enganado se comprar um carro usado

Estou convencido de que esta reportagem pode mudar muita coisa no mercado dos carros usados em Portugal. Assim que comecei a dizer que ia fazer uma reportagem sobre conta-quilómetros “martelados”, começaram a chover histórias de pessoas enganadas na compra de carros em segunda mão.

Enganado em 26 mil km

Uma pessoa que nos contactou e que não quis ser identificada explicou que comprou um carro importado num stand porque estava barato e a folha da inspeção portuguesa dizia que só tinha 43 mil km. Não era uma pérola, mas para um carro com dois anos parecia “normal”.

Quando baixou a pala do sol descobriu o papel da mudança do óleo (o vendedor esqueceu-se deste pequeno pormenor) deu com este valor: quase 70 mil km.

Afinal o carro tinha quase o dobro dos quilómetros.

O dono do stand não admite e diz que o papel é de outro carro. O cliente vai a dois sites europeus que servem para detetar estas fraudes, inseriu o VIN (Vehicle Identification Number), ou seja o número do quadro, e confirmou que a inspeção mais recente do carro no país de origem era de 67 mil km.

Está agora em negociações com o dono do stand para lhe baixar o preço do carro.

Nos sites europeus até têm as fotos dos carros que já tiveram um acidente. Em Portugal esses dados são “secretos”.

E se o carro for português?

Aí, basta ir ao IMT ou IMT online, pagar 30 € (na net tem 10% de desconto) e recebe em casa ou no e-mail uma Certidão com todas as inspeções do veículo que lhe interessa e os respectivos km em cada uma delas. Se o número andar para trás em algum ano é porque o conta-quilómetros foi adulterado.

O meu primeiro carro foi vítima

Por causa da reportagem, acabo de descobrir que o meu primeiro carro, que vendi há muitos anos, ainda anda na estrada e que lhe “roubaram” 59 mil km. Não faço ideia de quem o tem neste momento. Já pode ter passado de mãos 10 vezes.

Como podem ver na foto, passa de 168 mil para 109 mil na inspeção seguinte.

Qualquer pessoa pode pedir esta certidão sobre qualquer carro em Portugal. Basta saber a matrícula e pagar 30 euros.

E o motor?

Se não conhece nenhum mecânico, talvez não saiba mas pode levar o carro que lhe interessa a uma inspeção facultativa. Paga o mesmo preço da inspeção obrigatória mas fica com a certeza de que não vai ter uma surpresa desagradável depois de o comprar, relativamente aos pontos que a inspeção investiga.

Eles vêem tudo, excepto o interior do motor. A lei não lhes permite desmontar nenhuma peça para ver como está dentro. Pelo menos o básico é visto e se tiver alguma falha sempre pode pedir ao vendedor que repare primeiro uma despesa que teria logo na primeira inspeção depois de comprar o carro. Só aí fica com essa despesa paga.

Pode ver ou rever AQUI a reportagem desta semana do Contas-poupança onde pode ver tudo isto que lhe expliquei neste artigo com mais detalhe.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-11-22-Como-comprar-um-carro-em-segunda-mao-sem-ser-enganado

Nunca mais se deixe enganar ao comprar um carro usado. Mostre que sabe e conhece os seus direitos. Olhe que pode valer muito a pena gastar 30 euros se isso significar evitar uma má compra de 5, 10, 15 ou 20 mil euros. O barato sai muitas vezes caro. Se encontrar um “achado”, confirme que é um “achado” e compre o “achado”. Essas sim, são as compras boas!

Por último, como em todas as profissões, há bons e maus profissionais. Não quero transmitir a ideia de que são todos uns desonestos. Nada disso. Como infelizmente acontece alguns serem, quem tem de se proteger é o consumidor. Como em todas as outras compras. Infelizmente, os honestos muitas vezes vão à falência porque não conseguem competir com os outros.

Faça “Gosto” na página de Facebook do Contas-poupança para não perder nenhuma dica daqui para a frente.

 

 

Últimas