“Não quero fatura…”
Vou ao café ou ao restaurante e ouço vezes sem conta a pergunta “Vai desejar fatura?” e continuo a ouvir igualmente vezes sem conta “Não, deixe estar”.
Confesso que às vezes me apetece desistir de falar deste assunto, mas, por outro lado, também não ficava bem comigo próprio se não continuasse a bater na mesma tecla. SIM! VALE A PENA!
Para mim vale. Se convencer um de vós a cada ano, já fico contente. E não é por mim… eu fico na mesma, são é mais uns trocos para quem o fizer.
Quanto juntei em 2016
Vamos às minhas contas de 2016. Estes são os valores que vou receber a mais no meu reembolso de IRS SÓ por pedir fatura com NIF de tudo, até do café e do bolinho. Não deixo escapar nada.
Recordo que posso deduzir 15% de todo o IVA que pagar em restaurantes, hotéis, oficinas e cabeleireiros se pedir fatura com NIF (eu e a minha mulher). Estes valores são dos dois juntos.
É só mostrar o cartão
Neste caso, já vai em 209,72 € e ainda falta entrarem as faturas de dezembro. O único trabalho que tenho é, quando pago, entregar o cartão com o meu NIF que podem ver na foto acima. Imprimi do meu Portal das Finanças. Nem peço fatura, só entrego o cartão. Por fazer isso “ganhei” mais de 200 euros este ano, tal como nos anos anteriores.
Quando faço este tipo de poupança, gosto de atribuir um objeto ao meu esforço. Neste caso, mentalmente atribuí estes 200 euros ao painel solar que comprei. Para me motivar a continuar, sei que em 2016, 1/3 do meu painel fotovoltaico foi-me “oferecido” pela Autoridade Tributária.
Era um valor que teria perdido simplesmente se não tivesse feito nada.
Se com isto convencer mais um, é começar a pedir fatura de tudo a partir de agora, que estamos no princípio do ano. Ano novo, vida nova. É por si, não é por mim…
Eu faço isto desde 2013. Não me arrependo nadinha.
5 passos simples que vão mudar a sua vida
Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro.
Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.