Conheça o novo simulador de pensões da Segurança Social
A partir de hoje (quarta-feira, dia 9 de Maio de 2018) já pode simular qual vai ser a sua pensão. Fica a saber o dia em que se vai poder reformar e quanto vai receber, mesmo que ainda faltem muitos anos para isso acontecer.
Fomos à Segurança Social, falar com o Diretor do Centro Nacional de Pensões para nos explicar como funciona. Tem o link da reportagem mais abaixo.
Antes a reforma era uma adivinha
Durante anos, saber o valor da reforma era uma espécie de jogo em que o resultado final era uma espécie de surpresa. Agradável ou desagradável. E só podia pedir para fazer uma simulação na Segurança Social quando faltassem 5 anos para se reformar.
A partir de agora, na internet já pode simular a sua pensão com o rigor possível que a distância no tempo permite. Tenha em atenção de que se tratam de estimativas baseadas no último ano completo de rendimentos sujeitos a descontos para a segurança Social.
Para já importa saber que tem de ter a password da Segurança Social direta. Se não tem ou perdeu-a, deve pedi-la no site. Vai receber a senha pelo correio em casa.
Convém ter no mínimo 15 anos de descontos. Se tem menos, o resultado do simulador não vai ser realista.
Ao simular, tanto pode saber quanto vai perder, como ganhar a mais, se decidir atrasar ou adiantar a sua reforma.
Em 2018 a idade legal de reforma é aos 66 anos e 4 meses
Saber quanto vai receber, pode ajudá-lo a decidir já hoje se deve investir num PPR ou em Certificados de Reforma do Estado, por exemplo. Ou em outros investimentos com mais risco. Tem de avaliar o seu perfil de investidor. Mas provavelmente vai ter uma desilusão quando vir os valores que lhe cabem.
Como fazer a simulação
Carrega em “pensões” na página da Segurança Social Direta e depois em “Simulador de pensões”. Assim que abre o simulador aparecem duas opções.
Quando abrir a sua página, a simulação vai usar os seus dados reais. Tal e qual como se fosse ao atendimento presencial da segurança social.
Atenção! Os valores são brutos. Tem de descontar o valor correspondente ao seus escalão de IRS para ter o valor líquido da pensão que vai receber. Neste momento o seu salário é o valor bruto, mais o subsídio de almoço, mais o que combinou com a empresa, menos o IRS e o desconto para a segurança social. Quando chegar a sua reforma é o valor bruto, sem descontos para a segurança social, mas continua a descontar para o IRS pelo escalão do valor correspondente. Para lhe facilitar a vida use o escalão que lhe descontam atualmente. É uma valor aproximado. Portanto, é menos do que o valor que lhe aparece na simulação.
Pode ver os salários que foram usados para o cálculo da pensão. Pode confirmar se foi tudo registado corretamente. Neste caso desde 1979, com os altos e baixos da vida.
Aproveite para ver se lhe faltam anos na sua listagem de salários. Pode acontecer, como já lhe mostrei nesta reportagem do Contas-poupança AQUI.
E se quiser reformar-se mais cedo?
Tem de ir à outra simulação: À medida. Tem 3 opções de pensão, de velhice ou duas de invalidez.
Se simular reformar-se um ano antes o que aconteceria a este beneficiário? Ia receber apenas 678 euros por mês (brutos). Ou seja, um ano de antecipação iria custar cerca de 2.300 euros por ano.
Pelo contrário, pode continuar a trabalhar. Neste caso fictício mencionado na reportagem, se adiar a reforma 1 ano, até aos 67 anos e 5 meses teria uma pensão de 988 €. Uma bonificação de mais de 100 euros por mês.
Pode indicar também se prevê receber outras pensões, se é desempregado de longa duração e se saiu da empresa com acordo ou não e outras opções, para a simulação ser o mais exata possível. Mesmo assim fica o aviso. São só estimativas.
Faça uma experiência. Na “Simulação à medida” altere o valor do aumento do salário que está definido em 0,5% por ano (se fosse verdade era bom), e coloque zero. Estou a sugerir isto porque há imensas empresas que não aumentam ninguém há mais de 10 anos. E veja o resultado na sua pensão se mantiver o seu salário até deixar de trabalhar. Isso sim é que é assustador.
As excepções
O simulador não cobre algumas as situações específicas: não abrange a Caixa Geral de aposentações da função pública, caixa dos advogadas ou quem trabalhou no estrangeiro. Também não dá para determinadas profissões, como pescadores ou mineiros que têm contagem de tempo diferente. Mas dá para 80% dos contribuintes portugueses. Quase 4 milhões de pessoas.
Se achar que os valores estimados não são lógicos, pode alterá-los. Vai a “Salários” e muda-os, carregando no lápis, para os valores que entender e faz nova simulação para mais ou para menos. E veja quanto precisa ganhar por ano para ter a reforma dos seus sonhos.
Na minha opinião este simulador é útil porque nos permite traçar objetivos claros na nossa vida financeira. Se eu perceber que daqui a 20 anos vou ter uma reforma miserável, é agora que eu tenho de agir. Não é quando faltarem 5 anos que vou juntar dinheiro para pôr a render para compensar as minhas perdas na pensão face ao meu salário atual.
Ou, por outro lado, posso pensar que chega perfeitamente para as minhas necessidade e até posso prever antecipar a minha reforma. Cada caso é um caso. Saber (um pouco) sobre o nosso futuro nunca foi mau, mesmo que seja só uma estimativa.
Veja ou reveja a reportagem em VÍDEO do Contas-poupança
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-05-09-Simulador-de-pensoes-saiba-como-funciona
Acompanhe-nos AQUI
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
YouTube, Instagram, Twitter e Facebook do Contas-poupança
Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.
É só clicar AQUI abaixo.