Estou a ganhar 35% em 6 meses
Só para vossa informação, investi em fevereiro em ouro para aproveitar esta subida previsível com a instabilidade mundial e posso dizer-vos que desde fevereiro (em 6 meses) estou a ganhar 6% no ETF do ouro e 35% no ETF das empresas mineradoras de ouro. Repito, em 6 meses.
Feitas as contas, se vendesse hoje, ganharia em 6 meses no ETF das empresas mineradoras de ouro o que demoraria a ganhar em 17 anos em Certificados de aforro ou depósitos a prazo. Claro que com o risco de estar a perder neste momento (como já estive a perder em algumas alturas ao longo deste meio ano). E mesmo no ETF da matéria-prima do ouro, ganharia em 6 meses o que demoraria a ganhar em 3 anos em Certificados de aforro.
Recentemente escrevi este artigo (tem aqui o link) “O ouro atingiu hoje o máximo histórico - É altura de investir?”. Expliquei que - como o ouro tinha batido um recorde (cerca de 84 euros o grama de ouro de 24K) - e os analistas profissionais estimavam uma valorização de cerca de 40% nos próximos meses - decidi investir uma parte das minhas poupanças em ouro.
Um novo recorde para o ouro
O ouro, um ativo considerado um porto seguro em tempos de crise, atingiu 3.501,59 dólares (2.993,18 euros) por onça (equivalente a 31,1 gramas), superando o recorde anterior de 3.500,1 dólares (2.992,22 euros) estabelecido em meados de abril, na altura impulsionado pela incerteza em torno da política comercial dos EUA.
Os investidores estão a comprar ouro, evitando o dólar norte-americano, face às expectativas de um corte nas taxas de juro dos Estados Unidos e às preocupações com a independência da Reserva Federal norte-americana, conhecida como Fed.
Perante uma economia norte-americana em dificuldades, o mercado espera, de qualquer forma, um corte de 0,25 pontos percentuais na próxima reunião da Fed, a 16 e 17 de setembro. Uma expectativa que enfraquece o dólar e os rendimentos das obrigações, também considerados portos seguros.
Um tribunal federal de recurso dos EUA decidiu na sexta-feira que grande parte das tarifas impostas por Donald Trump às importações é ilegal.
Este anúncio beneficia o ouro porque "introduziu uma nova dose de incerteza nos mercados, que só poderá ser resolvida por uma futura decisão do Supremo Tribunal", disse Russ Mould, analista da empresa de investimento AJ Bell.
A confirmar-se, tal decisão poderá beneficiar os ativos norte-americanos a longo prazo. Mas, a curto prazo, leva muitas empresas a hesitar em investir.
O preço do ouro também foi "sustentado pela persistente inflação" nos Estados Unidos em agosto, acrescentou Ole Hansen, analista do banco Saxo Bank.
Desde o início do ano, o valor do ouro aumentou cerca de um terço, por entre incertezas geopolíticas — face às guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza — e comerciais, devido à guerra tarifária lançada por Trump.
Isto não é um conselho para investir em ouro. A minha intenção é mostrar-lhe que - como cidadãos normais - é possível ganhar dinheiro com o seu dinheiro se tiver literacia financeira e, depois de ter o seu fundo de emergência, aproveitar algumas destas oportunidades para arriscar com valores pequenos e perceber como é que os investimentos funcionam. Mas não aja por impulso. Primeiro perceba o que está a fazer e só avance se se sentir confiante nos seus conhecimentos.
A minha expectativa era ter um lucro de 20 ou 30% em 6 meses e - ao atingir esse objetivo - vender de imediato.
Tem aqui o balanço que fiz no início de abril, onde tem todos os gráficos e a identificação dos ETF.
Pela minha intenção inicial, hoje devia vender o meu ETF de mineradoras de ouro, porque atingi o meu objetivo. Se o meu objetivo fosse puramente financeiro, era o que faria. Mas como tenho um objetivo de partilhar convosco literacia financeira e experiências reais, vou manter este investimento, para fins pedagógicos (e para eu ganhar mais experiência também).
Ninguém adivinha o futuro, mas estes dados reforçam a importância de diversificar. O ouro, mesmo sem pagar juros ou dividendos, está a mostrar que pode ser uma boa reserva de valor quando o mundo está instável.
Pelo menos está a ser a minha conclusão. Vou atualizando a informação.
Deixo os alertas de sempre: nunca deve investir dinheiro que lhe faça falta e rendimentos passados nunca garantem rendimentos futuros. O risco de perder está sempre presente. Mas também arrisca ganhar. Tem de encontrar o seu equilíbrio.
Alguma vez investiu em ouro? Como correu? Partilhe a sua experiência.