Declaração Amigável de Acidente pelo telemóvel
Desde o princípio do ano que já pode preenchê-la de forma simples e rápida e sem papelada e burocracias. A aplicação para telemóvel e-Segurnet é oficial. Foi feita pela Associação Portuguesa de Seguradores e TODAS as seguradoras aceitam a participação de acidente feita através da app.
Na reportagem do Contas-poupança desta semana explico (e mostro) como funciona a aplicação no terreno, ou seja, numa situação de acidente.
Pontos a reter:
É voluntário;
Os dois envolvidos têm de concordar em usar a app em vez do papel;
Só é usado um telemóvel, tal como no papel só é usado um exemplar;
Os dois têm de ter telemóvel (embora só um precise de ter dados de internet no telefone ou tablet);
Para a app ser de facto rápida, deve preencher já os seus dados em www.e-segurnet.pt e da sua viatura. Ficam gravados uma vez para “sempre”. Se um dia tiver um acidente e usar a app só tem de preencher a localização do acidente e os danos e está feito.
Pode rever a reportagem aqui abaixo:
Os telemóveis estão cada vez mais presentes
Os telemóveis e as app fazem cada vez mais parte da nossa vida. Considerei que esta funcionalidade pode ser útil um dia que precise caso não tenha uma Declaração amigável à mão ou simplesmente quiser despachar-se rapidamente da participação.
Acredito que nos primeiros tempos, haverá muitas pessoas a desconfiar destas coisas. As pessoas (eu inclusivé) gostam de ficar com um papel que prove que a entrega foi feita e com os dados do outro envolvido que, em princípio, não conheço de lado nenhum.
Experimentei a app e fiquei pessoalmente convencido.
Pode até ser que nunca precise ou nem queira experimentar. Mas, pelo menos, fica a saber que há uma alternativa.
E se alguém lhe sugerir fazer a Declaração Amigável pelo telemóvel pelo menos não vai achar assim tão estranho.
A app tem um modo DEMO. Experimente sem qualquer espécie de compromisso ou receio. Assim fica a saber exatamente como funciona.