Apoios sociais

VÍDEO – Tenha sempre as suas receitas e boletim de vacinas no telemóvel

E marque consultas e peça receitas pela internet Há imensas coisas que já pode fazer sem ter de se deslocar ao seu Centro de Saúde, usando a internet ou o seu telemóvel. Pode ver ou rever aqui abaixo a reportagem desta semana do Contas-poupança sobre o Portal SNS e a app “My SNS Carteira” (para […]

E marque consultas e peça receitas pela internet

Há imensas coisas que já pode fazer sem ter de se deslocar ao seu Centro de Saúde, usando a internet ou o seu telemóvel.

Pode ver ou rever aqui abaixo a reportagem desta semana do Contas-poupança sobre o Portal SNS e a app “My SNS Carteira” (para Android e iOS). Pode poupar muito tempo e algum dinheiro.

Imagine, por exemplo, que precisa renovar a sua medicação crónica e ninguém o atende no Centro de Saúde para marcar a consulta. Há muito tempo que já pode marcar pela internet, sem sair de casa. Melhor. Pode renovar a medicação crónica sem sequer sair de casa. Quem já percebeu como funciona, já faz isso há muitos meses. Mas percebi, pelas minhas conversas com muitas pessoas, que muitos não sabem como isso se faz. Mostro na reportagem. E pode pagar depois quando for ao Centro de Saúde, ou pode gerar no site uma referência multibanco.

Imagine que precisa de saber qual é o medicamento ou a dosagem ou a forma de tomar a medicação e já perdeu o papel. Não há problema. Todas as suas receitas (e do seu agregado) estão na internet no Portal SNS em www.sns.gov.pt.

Não se esqueça que primeiro tem de se registar com os dados do seu Cartão do Cidadão, como mostro nas imagens. Sem isso primeiro, não vai chegar a lado nenhum nem no Portal, nem na aplicação para telemóvel.

Outro dado importante é que os dados mais sensíveis só vão aparecer se se autenticar com o leitor de Cartão de Cidadão ou Chave móvel Digital (pode ver aqui a reportagem sobre como isso se faz). Muito útil. Com a autenticação simples só pode marcar consultas e ver alguns dados menos privados. Algumas pessoas experimentaram no passado e desistiram porque acharam que não estava a funcionar. Na maioria dos casos é por falta desta segunda autenticação. Depois de feito uma vez, fica feito. Só custa a primeira vez.

O boletim de vacinas sempre no telemóvel

Se precisa saber se tem as vacinas em dia (e os seus filhos), não há problema. Está tudo no seu telemóvel. Na app “My SNS Carteira”.

Matriculei na semana passada o meu filho no primeiro ano do Ensino Básico. Cheguei à escola e não tinha comigo o boletim de vacinas dele. Sem problema. Fui ao site no telemóvel e enviei o Boletim de vacinas em PDF para a secretaria da escola e ficou resolvido. E é alertado sempre que tiver uma vacina em falta. Se tiver ADSE tem lá também os seus dados. E o Testamento Vital também.

Um dia vai precisar

Como sabem, faço questão de testar primeiro as reportagens antes de decidir fazê-la ou emiti-las. Tenho experimentado quer o Portal, quer a app durante vários meses e posso garantir que no meu caso já me foi útil a nível pessoal várias vezes. Não é daquelas app que usamos todos os dias. Mas é bom saber que se um dia precisarmos ela está lá e a funcionar.

Em resumo, inscreva-se no Portal SNS e instale a app e configure o código para a a poder usar. Um dia vai dar-lhe jeito. Garantido.

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

 

Últimas