Apoios sociais

VÍDEO – Quem recebe o apoio extra do lay-off em Julho?

Quem recebe e quanto? Começamos na semana passada na SIC uma “sub-rubrica” do Contas-poupança, chamada “Vencer a crise”.  Vamos dar-lhe dicas financeiras para o ajudar a ultrapassar a crise financeira e explicar-lhe os vários apoios do Estado que tem disponíveis. Na reportagem de ontem, em que entrevistámos o Secretário de Estado da Segurança Social, mostramos […]

Quem recebe e quanto?

Começamos na semana passada na SIC uma “sub-rubrica” do Contas-poupança, chamada “Vencer a crise”.  Vamos dar-lhe dicas financeiras para o ajudar a ultrapassar a crise financeira e explicar-lhe os vários apoios do Estado que tem disponíveis.

Na reportagem de ontem, em que entrevistámos o Secretário de Estado da Segurança Social, mostramos como funciona o Complemento de Estabilização para quem esteve em lay-off e quanto vai receber este mês de Julho.

Obrigado

Um em cada quatro portugueses que estavam a ver televisão viram a entrevista e espero que tenha sido útil para tirar algumas dúvidas. Foi vista por quase 1,3 milhões de pessoas. Obrigado. Já estava com saudades de fazer estas reportagens. Como sabem, a rubrica Contas-poupança foi suspensa até Setembro, porque todos na redação foram chamados a trabalhar o tema Covid-19. Mas durante estas duas semanas, como tenho alguma disponibilidade, a SIC entendeu fazer uma série de entrevistas “rápidas” com dicas e esclarecimentos que ajudem a “Vencer a crise”.

Na semana passada explicamos em dois episódios o que está em causa nas moratórias dos créditos à habitação e não só.

Episódio Moratórias 1 : https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-06-25-Vencer-a-crise.-Os-cuidados-a-ter-com-as-moratorias

Episódio Moratórias 2: https://sicnoticias.pt/economia/2020-06-26-Vencer-a-crise.-Os-pros-e-contras-das-moratorias 

As dúvidas sobre o apoio de Julho

As respostas a estas questões têm como fonte o Ministério da Segurança Social e a legislação. Tem AQUI o vídeo para ver ou rever.

Episódio 3: O Complemento de estabilização

https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2020-07-01-Complemento-de-estabilizacao.-O-que-e-como-funciona-e-quanto-vai-receber-1

Se eu recebo o Salário mínimo nacional tenho direito a este apoio?

Não, porque mesmo estando em lay-off continuou a receber sempre o salário mínimo nacional – 635 euros. Ninguém recebeu menos do que isso de salário base estando em lay-off. Logo, se não teve nenhum corte salarial no salário base (embora tenha tido cortes em suplementos e outros complementos), não terá direito a este apoio que, como expliquei, é para compensar 1 mês de perda salarial (apenas 1 mês, mesmo que tenha estado vários meses em lay-off). Líquido recebeu menos do que 635 porque tem de contar com o desconto de 11% para a Segurança Social. Normalmente não dá por isso por causa do subsídio de alimentação e outros extras, se os tiver.

Tive cortes de lay-off diferentes em meses diferentes, qual conta?

Conta o “pior” mês, ou seja, o valor do corte maior.

Como se calcula o valor que vou receber?

A Segurança Social sabe quanto ganha (quanto declara) e o corte que teve em cada um dos meses. No mês em que teve o corte maior, é subtraído o valor que recebeu ao seu salário base e será esse o valor a receber. Exemplo hipotético sem valores reais: o seu ordenado base em Fevereiro era 700 euros, em Abril por causa do lay-off recebeu 500, o valor do apoio no seu caso será de 200 euros.

Mas e se o meu salário base for de 636 euros (mais 1 euro que o SMN)?

Recebe na mesma o apoio e, sendo polémico, a informação que me deram é que receberá sempre no mínimo 100 euros. Se esteve em lay-off e ganha mais do que o SMN e menos de 1.270 €, o mínimo que receberá são os 100 euros. E depois o valor aumenta conforme expliquei no ponto anterior, até ao máximo de 351 euros. Se perdeu 450 euros com os cortes, o máximo que receberá são os 351. Ficou claro este ponto? E não é na soma dos 3 meses, é apenas o “reembolso” do pior mês.

E se eu recebia mais do que 1.270 euros de salário base e estive em lay-off?

Lamento, não receberá nada. Não está incluído nesta medida, mesmo que a diferença seja de apenas 1 euro a mais. Não “mate” o mensageiro. É o que é.

E quando recebo o dinheiro?

Será durante o mês de Julho, previsivelmente no final, mas sem datas marcadas.

E o que tenho de fazer para receber esse valor?

Nada. É tudo automático com base nos valores registados na Segurança Social. Confirme na Segurança Social Direta que tem lá o NIB/IBAN correto e atualizado. Caso não tenha, receberá por Vale Postal, mas nesse caso confirme que a morada está atualizada e correta. Não vá o seu dinheiro desaparecer e andar por aí, sem necessidade nenhuma. Basta ter os seus dados atualizados junto das instituições do Estado. Trate disse JÁ!

Estas foram as informações que consegui. Espero que sejam úteis.



Últimas