Compras

VÍDEO – Poupe dinheiro com as Garantias dos seus aparelhos, brinquedos, roupa e calçado

Tem as suas garantias organizadas? Não acionar uma garantia é PERDER DINHEIRO. Normalmente quando falamos em “Garantias” só pensamos em grande compras (grandes eletrodomésticos, carros e eventualmente a qualidade de construção da sua casa). Mas e o resto? Sim, não se pode esquecer de que tudo o que compra tem alguma garantia. Quando compra uma […]

Tem as suas garantias organizadas?

Não acionar uma garantia é PERDER DINHEIRO.
Normalmente quando falamos em “Garantias” só pensamos em grande compras (grandes eletrodomésticos, carros e eventualmente a qualidade de construção da sua casa). Mas e o resto?
Sim, não se pode esquecer de que tudo o que compra tem alguma garantia. Quando compra uma roupa é suposto que ela dure algum tempo com a qualidade que tinha quando a comprou; quando compra um brinquedo é suposto que ele dure algum tempo nas mãos de uma criança; quando compra uns sapatos ou uma mala é suposto que durem pelo menos alguns meses sem se desfazerem apesar de os usar (é para isso que eles servem, certo?)
Mas acionar as garantias de um eletrodoméstico ou qualquer outro aparelho por vezes uma autêntica dor de cabeça. Em muitos casos, há aparelhos que avariam e temos de ser nós a suportar as despesas porque não encontramos os papéis ou nem nos lembramos se ainda está dentro do prazo ou não. Ou podíamos ter extendido a garantia porque a máquina de lavar ou secar já estava a fazer uns barulhos esquisitos mas não o fizemos porque não nos lembramos da data em que a compramos.

Uma app que guarda as garantias

Um aviso prévio: é óbvio que pode guardar as suas faturas e garantias como quiser e não precisa de aplicação nenhuma. Estou a falar desta porque – como já sabem como este blogue funciona e os critérios editoriais da rubrica – uso esta aplicação há muitos meses e acho que ela é útil e facilita a minha vida. Se é útil para mim – e testei-a  pessoalmente – pode ser útil para outros. Não é publicidade, para mim é informação útil. Sei que estas reportagens podem ser polémicas mas é um risco que assumo.
A aplicação chama-se “Keep Warranty” (tem para android e iphone) e foi criada por portugueses. Traduzindo à letra é qualquer coisa como “Guarda Garantias”. É daquela ideias simples que podem ser muito úteis. Sempre que comprar alguma coisa que possa avariar ou estragar-se, tira uma fotografia à fatura, junta mais alguma informação relevante e guarda esse registo no telemóvel. Pode achar que não, mas um dia esta app pode dar-lhe jeito.
Como escrevi acima, normalmente guardamos as faturas e as garantias dos eletrodomésticos maiores, mas esquecemo-nos rapidamente dos pequenos eletrodomésticos, jogos, brinquedos, mobília, peças do automóvel,  e até calçado e roupa. Lembre-se sempre que a garantia dos produtos é um direito seu enquanto consumidor. Se gastou dinheiro (mesmo que seja pouco) num produto é suposto que ele dure o tempo prometido ou pelo menos um tempo razoável.
Claro que pode guardar as faturas de outras maneiras, mas neste caso a aplicação tem algumas vantagens: Avisa-o por e-mail do fim do prazo um mês antes, uma semana antes e um dia antes. E pode guardar por categorias e pesquisar por nome do equipamento e por loja e pode ver ainda quais as garantias que estão prestes a expirar só para andar em cima de alguma “urgência”.
O aviso permite-lhe avaliar, por exemplo, se deve pedir uma extensão de garantia. Um dia depois pode ser tarde demais.

Quanto custa?

Nada. A Keep Warranty não cobra nada aos utilizadores por usarem a aplicação. No futuro pretende propor serviços adicionais aos utilizadores e cobrará comissões às empresas mas apenas se os clientes contratarem alguma coisa. O utilizador da aplicação nunca pagará nada.
Por estranho que pareça, o que os utilizadores mais registam na aplicação é roupa e calçado. Coisas a que normalmente não damos atenção e podemos estar a perder dinheiro por não usarmos os nosso direitos enquanto consumidores. Por exemplo conheço uma pessoa que quando as malhas criam borboto vai à loja reclamar e por vezes trocam a peça. Se isso faz sentido para si ou não é outra questão. Avalie.
O desafio, claro, é provar que não foi uma má utilização.  Mas em todo o caso sem a fatura é que não pode fazer nada, mesmo que tenha razão.
Instala a aplicação. Regista-se. Tira a foto à fatura assim que faz a compra, preenche os dados necessários e não tem de se preocupar mais com o assunto até a app o avisar da aproximação do fim da garantia.
A informação fica guardada na nuvem e mesmo que perca o telemóvel ou os originais é só descarregar outra vez a aplicação e os seus dados são recuperados. Tem, obviamente, de dar autorização para que eles guardem os seus dados. Avalie o que é da sua privacidade absoluta e o que pode ficar na nuvem (na internet). Só regista o que quiser. Um dia que precise, mostra a fotografia na loja, eles encontram a fatura e tentam resolver a situação.
Tem várias categorias: eletrodomésticos, tecnologia, brinquedos e puericultura, desporto e lazer, ferramentas, moda e acessórios, decoração e mobiliário, carros, motas e outros. A lista é gigante e pode incluir tudo o que entender.
As lâmpadas são um dos produtos que os portugueses se esquecem que têm garantia. As embalagens prometem milhares de horas de utilização e anos a perder de vista. Mas muitas vezes meses depois já fundiram. Com a aplicação ou sem a aplicação pode e deve guardar sempre as faturas das lâmpadas.
Eu escrevo sempre na própria lâmpada a data em que elas começaram a funcionar e fotografo as faturas correspondentes. Se elas fundirem antes das horas prometidas, vou à loja e troco por umas novas sem pagar nada. Até agora quase todas têm fundido antes de fazerem 2 anos. Por outro lado, fico a saber quais são as marcas que duram mais por terem mais qualidade. Só saberá se anotar a data em que começaram a ser utilizadas.
Sublinho que a garantia das lâmpadas não contempla má utilização ou problemas de instalação elétrica. O problema pode não estar nas lâmpadas e assim acabaria por ser injusto para os fabricantes dessa marca ou para essa loja.
Como viu, basta tirar algumas fotografias e perder dois ou 3 minutos sempre que comprar um aparelho novo para garantir que vai mesmo usar a garantia quando precisar. Se avariar, pode ser a diferença entre ser o fabricante a pagar ou a despesa sair do seu bolso.
Pode ver ou rever a reportagem desta semana do Contas-poupança neste link da SIC Notícias:

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Últimas