IRS

Como atualizar o agregado familiar no Portal das Finanças

Atualize o agregado e a habitação no Portal das Finanças Na reportagem do Contas-poupança sobre o que muda este ano no IRS, referi que esta semana estaria disponível uma aplicação no Portal das Finanças para atualizar o seu agregado familiar (ou confirmar se está tudo bem) e para inserir também a identificação da sua habitação […]

Atualize o agregado e a habitação no Portal das Finanças

Na reportagem do Contas-poupança sobre o que muda este ano no IRS, referi que esta semana estaria disponível uma aplicação no Portal das Finanças para atualizar o seu agregado familiar (ou confirmar se está tudo bem) e para inserir também a identificação da sua habitação permanente.

Tem até dia 15 de Fevereiro para o fazer, para que o seu IRS apareça pré-preenchido com os dados mais atualizados.

Muitas pessoas me têm perguntado se já está pronto, porque não o encontram. O Portal das Finanças está a ser todo remodelado, mas está a dar problemas de vária ordem. Está muito confuso e até já foi necessário adiar prazos para a entrega de determinados documentos.

Mas o link para a atualização do agregado familiar já lá está.

Como chegar ao link

Assim que abre o seu Portal das Finanças do lado esquerdo tem uma ligação que diz “Todos os serviços”. Clica aí.

 

Depois tem de procurar por ordem alfabética o “D” de “Dados pessoais relevantes”.

Neste momento já está a (aparentemente) a funcionar, depois de alguns problemas. Primeiro atualizam o agregado familiar. Não se esqueçam de que precisam dos NIF e passwords de todos os elementos do agregado. Sem isso não conseguem atualizar.

Depois, se tiverem de acrescentar mais um filho é só clicar aqui.

O passo seguinte que aparece automaticamente é atualizar a habitação permanente. Atenção que tem de ter à mão o número do artigo e da fração. Estão na sua Caderneta Predial que pode imprimir a qualquer momento no Portal das Finanças.

Depois é submeter e já está. O Portal continua a dar erros. Espero que consiga à primeira. Eu tive de insistir.

Fazer esta atualização não é obrigatória, mas é muito importante para que o vosso IRS automático bata certo com as vossas expectativas. Pode ter nascido um filho em 2017 ou podem já não ter um dependente em casa. Podem ter-se casado ou separado. E assim, já aparecerá tudo como deve ser com as contas certas.

Não se esqueçam de que qualquer dúvida específica podem e devem ligar para o apoio telefónico das Finanças 217 206 707.

Subscreva AQUI o meu canal do YouTube. Brevemente haverá novidades :). Carregue no sininho para ser alertado sempre que tiver uma nova dica de poupança.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

Últimas