Contas de serviços mínimos bancários cresceram 13% para 235.000 até junho
O número de contas de serviços mínimos bancários continua a crescer. É também uma prova da maior literacia financeira dos portugueses. Em junho de 2024, existiam 235.435 destas contas com comissões reduzidas, diz o Banco de Portugal (BdP).
Entre janeiro e junho, foram constituídas 15.693 contas de serviços mínimos bancários (65% resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem já existente no banco) e foram encerradas 3.058 (89% a pedido do cliente).
Do total de contas de serviços mínimos bancários abertas, 35% foram novas aberturas de conta no sistema bancário (em vez de ser fecho de uma conta normal para abrir uma destas contas, por exemplo).
Quem está a mudar para contas de serviços mínimos
A percentagem de contas de pessoas com mais de 65 anos voltou a crescer, de 37% em 2023 e para 38% no primeiro semestre deste ano. Ou seja, a minha interpretação é que cada vez mais reformados percebem que estão a desperdiçar dinheiro sem necessidade por continuarem a pagar comissões de manutenção de conta quando apenas uma conta lhes basta para o dia a dia.
Recordo que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ter este tipo de conta praticamente sem comissões, desde que só tenha essa conta à ordem em Portugal. Pode ter lá o salário, pode ter crédito à habitação e todos os outros, pode ter débitos diretos, etc. Pode ter tudo, menos aquela conta que pode ir a negativo. E tem um cartão de débito (multibanco) grátis também (em vez de pagar a anuidade, como é normal). Tem aqui as informações oficiais na página do Banco de Portugal e até um vídeo sobre como funciona.
E não precisa fazer uma conta nova. Continua com a que tem, só que deixa de pagar os 5, 6 ou 7 euros por mês como agora. Se é o seu caso, mude sem medos. E avise os seus pais e avós. Basta ir ao banco, pedir o formulário, preencher e entregar. Não tem de perguntar ao bancário se "pode". Essa discussão é inútil. Pede, preenche e entrega. Só isso.
Se por algum motivo se arrepender, ou quiser abrir conta noutro banco, basta pedir para voltar a ter a sua conta normal (e voltar a pagar comissões) ou encerra-a. Nada de complicado.
Com esta dica pode poupar entre 60 e 150 euros por ano.
Podem ter mais do que um titular?
Sim. No final de junho, 76% das contas de serviços mínimos bancários tinha apenas um titular, mas se ambos tiverem apenas aquela conta pode servir para os dois (o segundo cartão multibanco é pago à parte).
As contas de serviços mínimos bancários podem ter mais do que um titular se ambos tiverem apenas esta conta ou se um dos titulares estiver abrangido pelas exceções previstas na lei. Contudo, segundo o BdP, estas exceções continuam a ser pouco utilizadas. Pessoas com outras contas podem ser cotitulares de contas de serviços mínimos de pessoas com mais de 65 anos ou grau de invalidez igual ou superior a 60%.
Os titulares de contas de serviços mínimos bancários podem contratar produtos ou serviços bancários não incluídos neste pacote de serviços, ainda assim, no final do primeiro semestre, 76% dos titulares destas contas não tinham depósitos a prazo na instituição e 85% não tinham créditos.
As contas de serviços mínimos bancários têm a vantagem de disponibilizar ao cliente serviços bancários essenciais por um valor anual reduzido, no máximo de cerca de cinco euros (1% do Indexante de Apoios Sociais). Estamos a falar de cerca de 5 euros por ano. É uma poupança de mais de 90% nos custos com o banco.
Os serviços disponibilizados são abertura e manutenção de uma conta de depósitos à ordem, um cartão de débito, depósitos e levantamentos ao balcão, débitos diretos, transferências intrabancárias nacionais e 24 transferências para outros bancos, através do 'homebanking', pode usar Via verde e MBWay, entre outros. Ou seja, é uma conta completamente "normal". Veja se é uma opção para si. O único trabalho que dá é ir ao banco, preencher e entregar um papel.