A partir desta quarta-feira o Portal das Finanças passa a ter uma nova funcionalidade para aumentar a segurança no momento da autenticação. Daqui para a frente, os contribuintes podem escolher receber um código por SMS quando acedem à sua página pessoal, aumentando a segurança.
Segundo indicou o Ministério das Finanças à Lusa, a funcionalidade a que os contribuintes podem aderir adiciona uma "camada extra" de proteção no acesso à área reservada do Portal das Finanças. Para já, a modalidade está disponível apenas para os contribuintes sem atividade empresarial, mas será gradualmente disponibilizada aos que têm atividade empresarial e também às pessoas coletivas.
Para que os cidadãos possam aderir devem ter o contacto telefónico registado e confirmado junto da Autoridade Tributária (AT), informou o ministério. Depois de feita a adesão, sempre que entrar na área reservada do Portal das Finanças, utilizando o Número de Identificação Fiscal (NIF) e a senha de acesso, a AT envia por SMS um código de verificação único que o contribuinte tem de introduzir para aceder à sua página pessoal.
Atualmente, além do acesso através do NIF e da senha de acesso, é também possível aceder ao Portal das Finanças com a Chave Móvel Digital (CMD). Os contribuintes que utilizem a CMD para aceder à área reservada e que adiram à verificação por SMS, passam a ter de inserir, além do já habitual código associado à CMD, também o código enviado por SMS para o telemóvel associado implicando, assim, uma autenticação por duplo fator.