IRS

IRS Mini-dúvida 2 – Devo entregar o IRS logo no dia 1 de abril ou até antes?

Quando devo submeter o IRS? Tenho lido vários comentários de espectadores a dizerem que vão entregar o IRS logo no dia 1 de abril ou até 48 horas antes (o sistema deixa, porque nessas dias já está em fase de testes). O argumento é: Quanto mais cedo entregar, mais cedo recebo o reembolso. Um aviso […]

Quando devo submeter o IRS?

Tenho lido vários comentários de espectadores a dizerem que vão entregar o IRS logo no dia 1 de abril ou até 48 horas antes (o sistema deixa, porque nessas dias já está em fase de testes). O argumento é: Quanto mais cedo entregar, mais cedo recebo o reembolso.

Um aviso

Deixo-vos aqui um aviso de amigo, que vale o que vale. Fica ao vosso critério.

No ano passado, quando fiz uma reportagem do Contas-poupança na Ordem dos Contabilistas Certificados ouvi, com surpresa, que no meio contabilístico há uma “regra” que é “Nunca se entrega o IRS no primeiro dia”. Quanto mais antes…

Porquê? Lembram-se que no ano passado o simulador tinha um erro que trocava as voltas a quem queria entregar em separado ou em conjunto? Os valores estavam mesmo todos ao contrário. Graças aos vossos alertas, fui o primeiro ou dos primeiros a alertar o Ministério das Finanças para esse erro que foi corrigido umas horas depois. Mas todos os que entregaram nos dois dias antes do prazo ou no primeiro dia viram-se em palpos de aranha para corrigir a Declaração. Sem necessidade nenhuma, diria eu.

Os programas informáticos falham e com as mudanças da entrega automática do IRS e outras alterações este ano eu estou, digamos, moderadamente pessimista em relação aos primeiros dias. É normal. O sistema depois é afinado.

Não tenha pressa em entregar o IRS

O conselho dos contabilistas que entrevistei no ano passado foi preencher, simular e corrigir tudo o que entenderem durante os primeiros dias. Preencher e GUARDAR, sem submeter. E vão lendo aqui e noutros lados as dicas e os problemas que todos fazem o favor de partilhar.

Quanto tiverem a certeza de que o sistema está a funcionar sem bugs e que têm todas as deduções nos sítios certos e que simularam MESMO TODAS as situações e decidiram que já não podem fazer mais nada para aumentar o vosso reembolso, então sim, submetam.

Uma semana depois de 1 de abril não é exagerado e vai muito a tempo. Entregar à pressa e depois ter uma divergência vai atrasar o vosso reembolso em meses. Lembrem-se dos Encalhados do ano passado (em alguns casos sem culpa nenhuma, noutros por causa de divergências desnecessárias).

É só um alerta. Claro que farão como entenderem :).

Lembrei-me de avisar. É que só falta 1 mês. Não tenha pressa…

 

 

Últimas