A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) lançou uma campanha para sensibilizar os aforristas para a necessidade de atualização dos dados pessoais da conta aforro, de acordo com uma nota do Ministério das Finanças enviada à Agência Lusa.
A campanha, que vai estender-se até junho de 2026, tem por objetivo aumentar a segurança e a qualidade dos serviços do IGCP. De acordo com a nota, "a legislação em vigor, nomeadamente a Lei n.º 83/2017, de 18/08, relativa à prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, determina a obrigatoriedade do IGCP dispor dos elementos de identificação do Titular da Conta Aforro atualizados, exatos e completos”.
Assim sendo, desde o passado mês de junho, os titulares das contas têm vindo a ser contactados pelo IGCP para verificar se os dados pessoais - como morada, profissão, entidade patronal, IBAN ou contactos - estão devidamente atualizados junto da entidade.
Os titulares que tenham dados para atualizar terão de se dirigir pessoalmente às lojas dos Correios de Portugal (CTT) ou às lojas de cidadão habilitadas para esse efeito, fazendo-se acompanhar de cartão do cidadão, comprovativos de morada, profissão e número de conta bancária.
Os dados atualizados, indicou o IGCP, ajudam a prevenir fraudes, a aumentar a proteção das contas aforro e permitem uma "comunicação mais eficaz", alinhando o serviço aos interesses e necessidades dos clientes. Além disso, a atualização dos dados pessoais constitui-se como uma "exigência legal e regulamentar" para a prevenção da prática de branqueamento de capitais.