São boas notícias para quem tem crédito à habitação com taxa variável. Significa que a sua prestação da casa vai continuar a baixar nos próximos meses, no mês em que tiver a revisão da sua prestação (conforme tiver taxa Euribor a 3, 6 e 12 meses).
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira uma descida de 25 pontos base das taxas de juro. No passado mês de junho, o BCE também tinha efetuado uma descida de 25 pontos base, a primeira desde 2019.
A descida na taxa dos depósitos, que passou a ser desde hoje a taxa de referência para o BCE, está agora nos 3,5%. A taxa de refinanciamento, a que impacta os créditos à habitação, baixou hoje de 4,25% para os 3,65%.
As alterações anunciadas esta quinta-feira têm efeito a partir de dia 18 de setembro, considerando o BCE que no atual contexto já é possível “dar mais um passo no sentido de moderar” a política monetária mais restritiva que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Euribor atingem valores mais baixos em mais de um ano e meio
Esta quinta-feira, a Euribor a três meses subiu para os 3,481%, enquanto a taxa a seis meses recuou para os 3,265%. A 12 meses, a Euribor baixou para 2,929%.