Gás regulado continua o mais barato
Tem o gás regulado e todas as outras são mais caras. Não tem que enganar. Se está numa das empresas ditas "grandes" é quase garantido que está a desperdiçar dezenas de euros ou até mais de uma centena de euros.
O preço do gás no mercado regulado (do Estado) continua - em Janeiro - a ser o mais barato do mercado. Apesar de ter subido em relação a 2024. A diferença em relação a todas as outras empresas é muito grande. Chega a ser quase metade em relação às marcas mais caras. Está a aproveitar esta poupança?
Centenas de milhares de famílias portuguesas continuam a pagar uma brutalidade na fatura do gás natural sem necessidade nenhuma. Basta mudar JÁ para o mercado regulado (abaixo tem um link que explica como fazer).
Eu mudei para o regulado e estou a poupar cerca de 20 euros por mês. São 23 litros de leite que compro "de graça" todos os meses, porque me dei ao trabalho de mudar para uma empresa mais barata. São 240 euros ao fim do ano, que ficam no meu bolso.
Perca o medo e a preguiça de mudar de empresa. São só uns cliques. É assim tão difícil?
Como vai ver nos gráficos abaixo, apesar do aumento - agora superior a 6 cêntimos por kWh - o mercado regulado continua a ser claramente o mais barato. Vai continuar com este preço pelo menos durante os próximos 6 meses. Pela minha análise, alguma empresas até baixaram os preços, mas mesmo assim continuam muito acima do regulado, que não tem competição. Aliás, algumas destas empresas queixam-se de concorrência desleal por parte do Estado. Não conseguem chegar ao preço do gás regulado.
Olhe para a sua fatura do gás e veja o preço que está a pagar atualmente. Se o kWh que está a pagar é superior a 6 cêntimos, está a abrir a carteira todos os meses na sua janela e a deitar dinheiro para a rua.
Em Lisboa, o mercado regulado será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, Gás SU (na região do grande Porto), Diana Gás, etc.
Pode ver qual é a sua empresa do mercado regulado neste artigo, que ensina como fazer essa pesquisa.
Na página da ERSE tem uma página onde coloca o seu código postal e sabe logo qual empresa deve contactar para fazer a mudança. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada. Não tem de rescindir contrato com a antiga. É tudo automático.
AVISO: Terá de pagar uma nova inspeção ao gás se mudar de titular do contrato. Se mantiver o titular, não tem de fazer nada, a menos que legalmente esteja na altura de o fazer (mas isso será com qualquer empresa).
Feitos estes avisos, que espero que sejam (novamente) úteis, vamos aos preços do gás em Janeiro. Há muitas alterações.
Gás | O Gráfico
Nenhuma empresa consegue fazer concorrência direta ao mercado regulado, que está nos 6 cêntimos por kWh. É de facto o melhor preço de todos. Atenção que alguns de nós ainda mantemos os preços antigos do gás que são bons. Estes valores que aqui apresento são para novos clientes (não incluem o preço do termo fixo).
Gás | O Top 10
A seguir tem o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) - mas contemplando também o termo fixo - no dia em que fiz a pesquisa (12 de Janeiro de 2025) é este (os preços não incluem IVA):
Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh, mas no final ter um desconto líquido maior. O que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.
Como funciona este ranking
Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.
Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º) e simulo um consumo de 300 kWh por mês. Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.
O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.
Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.
Saia da sua empresa de sempre e mude para uma mais barata!