Dicas

Feriados e pontes em 2025: saiba que dias pode aproveitar para descansar mais

O próximo ano vai ter cinco fins-de-semana prolongados e três feriados que abrem a possibilidade de fazer ponte. Se já está a pensar em marcar as férias de 2025, saiba como combinar dias de férias com as pausas previstas no calendário para maximizar o tempo de descanso.

Contas Poupança

O novo ano está a chegar e se já está a pensar para que altura vai querer marcar férias, será útil saber que feriados e possíveis pontes vão acontecer em 2025.

Pode contar com cinco fins-de-semana prolongados e pelo menos três feriados que deixam em aberto a possibilidade de fazer ponte. Se combinar estas ocasiões com dias de férias, poderá conseguir gozar mais dias de descanso ao longo do ano.

Feriados e pontes em 2025

O novo ano começa logo com uma pausa com o feriado de 1 de janeiro que será a uma quarta-feira.

O feriado seguinte só acontece em março, dia 4, com a celebração da terça-feira de Carnaval. Nem todas as empresas dão esta pausa aos colaboradores, mas nos últimos anos o Governo tem conferido tolerância de ponto para os funcionários públicos.

Se puder tirar este dia e utilizar um dia de férias para segunda-feira, dia 3 de março, consegue um fim-de-semana prolongado de 1 a 4 de março.

Em abril há três feriados que começam com as celebrações da Páscoa. O feriado de Sexta-Feira Santa será dia 18 de abril, seguindo-se o Domingo de Páscoa, a 20 de abril. Graças ao feriado de sexta-feira, poderá gozar de um fim-de-semana de três dias.

A última pausa do mês é a 25 de Abril, Dia da Liberdade, que calha numa sexta-feira, possibilitando um segundo fim-de-semana de três dias.

Maio começa logo com o feriado do Dia do Trabalhador, no dia 1, e pode ser aproveitado para fazer ponte uma vez que calha numa quinta-feira. Se decidir gastar um dia de férias, pode descansar de 1 a 4 de maio.

Em junho há diversos feriados, começando pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no dia 10 de junho. Sendo uma terça-feira, é possível utilizar um dia de férias para aproveitar uma ponte entre os dias 7 e 10 de junho.

O feriado de Corpo de Deus vai acontecer dia 19 de junho, quinta-feira como habitual, e possibilitará mais uma ponte entre os dias 19 e 22 para quem possa utilizar um dia de férias para prolongar o descanso.

Seguem-se os feriados ligados aos santos populares, com o Santo António, em Lisboa, a acontecer dia 13 de junho, sexta-feira, o que permite um fim-de-semana de três dias. A 24 de junho assinala-se o São João, em cidades como o Porto, Braga e Tavira, que será a uma terça-feira, portanto, mais uma possível ponte entre os dias 21 e 24 de junho. Por fim, a 29 de junho celebra-se o São Pedro em cidades como Sintra e Évora, mas em 2025 calha num domingo.

O mês de julho não tem feriados e em agosto há apenas um, dia 15, o dia da Assunção de Nossa Senhora, que calha a uma sexta-feira e pode abrir portas a um fim-de-semana de três dias para quem possa aproveitar a pausa.

Em setembro também não há feriados, sendo a próxima data de pausa o 5 de outubro, Dia da Implantação da República, mas que vai acontecer a um domingo.

Em novembro, o dia de Todos os Santos que se celebra no primeiro dia do mês vai calhar a um sábado.

No último mês do próximo ano há três feriados, começando com a Restauração da Independência, no dia 1, e o da Imaculada Conceição, dia 8, ambos a uma segunda-feira, permitindo dois fins-de-semana seguidos de três dias.

Neste período entre os dois feriados, se utilizar oito dias de férias consegue uma pausa total de duas semanas.

O último feriado do ano, dia 25 de dezembro, será numa quinta-feira, abrindo portas a mais uma possível ponte entre os dias 25 e 28.

Últimas