Compras

Vale a pena ter uma pequena horta em casa?

Dicas para qualquer pessoa começar uma horta em casa Há cada vez mais portugueses que querem regressar às coisas simples da natureza. Gostavam de ter uma horta ou de ter a certeza de que o que comem está livre de produtos químicos. Mais logo, no Contas-poupança, no Jornal da Noite, na SIC, vamos explicar-lhe como […]

Dicas para qualquer pessoa começar uma horta em casa

Há cada vez mais portugueses que querem regressar às coisas simples da natureza. Gostavam de ter uma horta ou de ter a certeza de que o que comem está livre de produtos químicos.

Mais logo, no Contas-poupança, no Jornal da Noite, na SIC, vamos explicar-lhe como é cada vez mais simples ter uma horta num apartamento e como pode poupar o ambiente e a carteira.

Vamos conhecer o Bruno Alves, que vive num apartamento no centro de Lisboa. Nesta varanda tem couves, alho francês, cenouras, hortelã, chuchu, tomateiros, morangueiros e muito mais. Tudo aqui, neste cantinho, numa caixa de madeira que ele próprio construiu.

Vamos plantar 3 alfaces com ele numa antiga embalagem de 1 litro de uma bebida qualquer, daquelas tipo pacote de leite. E vamos ver como estavam uma semana e meia depois da reportagem.

Muitas pessoas acham que por viverem na cidade ou não terem um bocadinho de terra não é possível cultivarem os seus próprios alimentos. Talvez alguns se surpeendam como pode ter 3 ou 4 alfaces sempre disponíveis num vaso de plantas na janela da cozinha ou na varanda. Sabia que basta colher as folhas que precisa para a salada e ela continua sempre a crescer?

Sabia que é uma excelente forma de ensinar os seus filhos a gostarem de legumes? E que pode poupar imenso dinheiro por exemplo em ervas aromáticas (salsa, coentros, manjericão e orégãos)?

Devo confessar-vos que eu próprio tenho a janela da minha cozinha bem plantada e ganhei o gosto pela terra. Já tiro uns quilos valentes de legumes todos os anos da minha pequena horta. E vivo num apartamento, na cidade.

Há até pessoas que na internet criaram pequenos negócios em que ensinam particulares e empresas a criarem pequenas hortas. Vamos conhecer o André Maciel, das Hortas_LX.

Ter uma pequena horta em casa tanto pode custar-lhe zero, como pode investir em equipamentos que custam centenas de euros.

Garanto-vos por experiência próprio que nada sabe melhor do que comer algo que fomos nós a cultivar. E depois há a questão da poupança: pelo valor de uma alface num hipermercado consigo plantar 20 ou 30 alfaces. Vou mostrar-vos fotos das hortas de alguns de vocês que partilharam como fazem na página de Facebook do Contas-poupança. Como poderão ver, não só é possível, como podem ter resultados extraordinários.

Sinto que esta reportagem tem tudo para iniciar ou contribuir para o aumento do movimento “Hortas em casa”. Viva você onde viver.

Pode começar já amanhã a cultivar a sua “alface de estimação”.

Espero por si mais logo, no Jornal da Noite.

Quarta-feira é dia de Contas-poupança.


Últimas