Impostos

OE2027: Governo propõe atualizar os escalões de IRS em 3,88%. Veja a tabela

A proposta de Orçamento do Estado para 2027 sobe em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS e mantém as taxas da descida anunciada em setembro. Num rendimento coletável de 20.000 euros, a atualização significa uma poupança de cerca de 57 euros por ano, segundo as contas do Contas-poupança.

Pedro Luzio

Os limites dos nove escalões de IRS deverão subir 3,88% no próximo ano. É o que prevê a proposta de Orçamento do Estado para 2027 (OE2027), entregue esta quinta-feira no Parlamento.

O 1.º escalão passa a abranger rendimentos coletáveis até 8.666 euros (hoje 8.342 euros) e o último começa nos 89.995 euros (hoje 86.634 euros). A proposta atualiza também o mínimo de existência, o patamar de rendimento que fica isento de IRS.

Trata-se de uma proposta. Ainda vai ser discutida e votada na Assembleia da República e pode sofrer alterações. Se for aprovada, aplica-se aos rendimentos que ganhar em 2027.

Tabela dos escalões de IRS propostos para 2027

Escalão

Rendimento coletável em 2026

Rendimento coletável em 2027 (proposta)

Taxa em vigor

Taxa proposta

1.º

até 8.342 €

até 8.666 €

12,5%

12,2%

2.º

até 12.587 €

até 13.075 €

15,7%

15,2%

3.º

até 17.838 €

até 18.530 €

21,2%

20,7%

4.º

até 23.089 €

até 23.985 €

24,1%

23,6%

5.º

até 29.397 €

até 30.538 €

31,1%

30,6%

6.º

até 43.090 €

até 44.762 €

34,9%

34,6%

7.º

até 46.566 €

até 48.373 €

43,1%

43,1%

8.º

até 86.634 €

até 89.995 €

44,6%

44,6%

9.º

mais de 86.634 €

mais de 89.995 €

48%

48%

Fonte: proposta de lei do OE2027 (artigo 68.º).

Os escalões mudam, as taxas não

É importante não confundir dois conceitos diferentes. As taxas mais baixas que aparecem na tabela, do 1.º ao 6.º escalão, mantêm-se as mesmas em 2027. Em setembro, o Governo aprovou uma proposta de lei para baixar as taxas do 1.º ao 6.º escalão, entre 0,3 e 0,5 pontos percentuais, com efeitos retroativos a janeiro deste ano.

O OE2027 repete essas taxas. O que traz de novo é a subida dos limites de cada um dos escalões.

Quanto pode representar a diferença?

O Contas-poupança calculou o imposto que resulta das tabelas para três rendimentos coletáveis, antes de deduções à coleta (despesas de saúde, educação, dependentes, etc.).

Rendimento coletável anual

Regras em vigor em 2026

2026 com a descida de taxas proposta

Proposta para 2027

Efeito da atualização dos escalões

10.000 €

1.303 €

1.270 €

1.260 €

−10 €

20.000 €

3.343 €

3.260 €

3.204 €

−57 €

40.000 €

9.750 €

9.588 €

9.423 €

−165 €

Num rendimento coletável de 20.000 euros, a atualização dos escalões vale cerca de 57 euros por ano, menos de 5 euros por mês. Somando a descida de taxas que está por votar, a diferença face às regras hoje em vigor chega aos 140 euros.

Não deve confundir a taxa do escalão com o imposto que paga. Os escalões aplicam-se ao rendimento coletável, que não corresponde necessariamente ao salário bruto anual. No caso dos trabalhadores por conta de outrem, é necessário descontar, nomeadamente, a dedução específica aplicável. O IRS é progressivo, cada parcela do rendimento é tributada à taxa do respetivo escalão.

Quem tem 10.000 euros de rendimento coletável não paga 15,2% sobre tudo, olhando para a proposta do OE2027 paga 12,2% até 8.666 euros e 15,2% só sobre o resto.

Salário mínimo continua sem pagar IRS

A proposta fixa o mínimo de existência no maior de dois valores: 13.580 euros ou 1,5 × 14 × IAS (Indexante dos Apoios Sociais).

Os 13.580 euros correspondem a 14 salários de 970 euros, o valor previsto para o salário mínimo em 2027 no acordo entre o Governo e os parceiros sociais, que ainda não está formalmente fixado.

Últimas