Dicas

Um PDF para saber se está a ter lucro ou prejuízo em 2025 (OFERTA Contas-poupança)

O começo do ano é sempre uma boa altura para definirmos/renovarmos objetivos. Temos a máxima motivação do recomeço. Pode aplicar-se a perder peso, ter uma vida mais saudável ou a melhorarmos a nossa vida financeira. Aproveite essa vontade para mudar o que for preciso.

Pedro Andersson

Ponha as suas contas em ordem

Para o ajudar nesse objetivo (pôr as suas contas em ordem), convido-o a descarregar e imprimir este PDF com um quadro simples que vai representar a sua “selfie financeira” ao longo do ano de 2025. Fazer isto mudou a minha vida financeira. Espero que tenha o mesmo efeito em si.

Instruções

O quadro é tão simples e básico que dispensa grandes descrições. Contudo, como antecipo algumas dúvidas, deixo-lhe aqui o modo de funcionamento.

Nota: Pode fazer este quadro em Excel, se souber construir as fórmulas.

Tome nota do saldo da sua conta bancária (ou de todas as que usa no dia a dia) a 31 de dezembro de 2024. (Não inclua as poupanças e investimentos) É com esse valor que vai começar o ano de 2025.

1) Em Janeiro, vai anotar no campo RECEITAS o valor (ao cêntimo) do seu salário ou da soma dos salários/rendimentos que entraram em sua casa durante o mês de Janeiro (ou o mês em que estiver).

2) No campo das DESPESAS coloque o total de todo o dinheiro que gastou durante o respetivo mês. O ideal seria anotar TODAS as despesas que fez com todo o detalhe e sem falhar nenhuma, mesmo o cafezinho e a moedinha do arrumador. Como sei que provavelmente não vai fazer isso, a forma “preguiçosa” é ver o seu saldo da conta bancária no dia antes de receber no fim de Janeiro e subtrair o saldo de 31 de dezembro.

3) Subtraia as DESPESAS às RECEITAS

4) Terá o seu salário REAL, ou seja, o dinheiro que você conseguiu reservar para gerir como muito bem entender (e não foi para os bolsos das outras pessoas e empresas).

NOTA EXTRA: se souber calcular percentagens, pode ver quanto é que esse dinheiro representa em percentagem em relação aos seus rendimentos do mês respetivo. Por exemplo, se ganha 1.200 € e conseguiu ter um “lucro” de 100 € ao fim do mês, isso é uma margem de “lucro” de 8,4%. Fraquinho, mas é melhor do que zero ou negativo. Aponte para os 15% ou 20% como objetivo.

Ao fim do ano e ao longo dos meses, conseguirá - apenas olhando para esta folha - perceber como está a sua vida financeira, a sua evolução e se precisa corrigir alguma coisa para acabar o ano com um saldo (muito) positivo.

Depois digam, se quiserem, todos os meses - nos comentários - se estão a ter margem de lucro e qual a percentagem. Pode ser motivador para outros.

Últimas