Dicas

INE lança estimativa provisória de taxa de inflação de 2,8% em agosto

Informação apurada pelo Instituto Nacional de Estatística indica um aumento da taxa de inflação para 2,8% em agosto, de acordo com a estimativa provisória. Dados definitivos serão divulgados a 10 de setembro.

Contas Poupança

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta sexta-feira a estimativa provisória do Índice de Preços no Consumidor (IPC), que prevê o aumento da taxa de inflação para 2,8% em agosto.

De acordo com os dados lançados, a taxa de inflação em agosto deverá, então, ficar 0,2 pontos percentuais acima dos valores do mês passado (2,6%). Depois de em julho a diferença no índice em relação ao mesmo mês do ano passado ser de 2,64%, a taxa passou para 2,78% este mês, indicou o INE na síntese estatística.

O indicador de inflação subjacente, que exclui apenas os produtos alimentares não transformados e energéticos, terá registado uma variação de 2,5%, taxa idêntica à do mês anterior. A variação do índice relativo aos produtos energéticos foi -0,2% (-1,1% em julho) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá voltado a acelerar para 7,0%, contra os 6,1% de julho.

Comparando com o mês passado, a variação do IPC terá sido -0,2%. Em julho foi de -0,4% e de -0,3% em agosto do ano passado. Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 2,4% (2,3% no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,5%, valor idêntico ao registado no mês passado.

De recordar que os valores publicados esta sexta-feira pelo INE são provisórios e foram calculados com base na informação apurada até agora, estando sujeitos a revisão. As estatísticas definitivas serão conhecidas a 10 de setembro.

Últimas